Com frequência nos deixamos levar pela força da publicidade ou por uma embalagem bonita na hora comprar um novo produto para a pele. A maquiadora Paula Begoun, autora de vários livros sobre este tema, costuma criticar as grandes marcas e preparou uma lista com alguns mitos publicitários inventados por algumas empresas.
Mito № 1: quanto mais conhecida a marca, melhor a qualidade do seu produto
A eficiência de um produto cosmético é determinada unicamente pelo seu conteúdo químico (em outras palavras, pela qualidade de suas matérias primas), não pela força de sua marca, nem pelo seu preço. Sempre olhe a composição do produto para saber se ele é ou não é bom.
Mito № 2: a mágica dos cremes anti-idade
Não importa se você é jovem ou velha, o ideal na hora de escolher um creme é conhecer o seu tipo de pele e, assim, saber que produto combina com você. Infelizmente, não existe um creme mágico contra a velhice. Falando mais especificamente sobre os cremes anti-idade, as diferentes marcas trazem diferentes produtos que ajudam a eliminar manchas, melhoram a elasticidade da pele e deixam as rugas um pouco menos visíveis, apenas isso.
Mito № 3: a pele das pálpebras precisa de um creme especial
Os olhos não precisam de um creme diferente do resto do rosto. O que muda é apenas o tamanho do frasco e o preço. A típica frase ’evitar o uso ao redor dos olhos’ deve ser entendida como ’cuidado para o creme não entrar nos olhos’. Simples assim.
Mito № 4: a celulite pode ser totalmente eliminada com cremes especiais
Se isso fosse verdade, as fotos de modelos não teriam Photoshop. Infelizmente, até hoje não foi descoberto um componente mágico que ajude a combater a celulite. A solução é comer bem e fazer exercícios para eliminar a gordura. Esqueça os cremes.
Mito № 5: cosméticos orgânicos são melhores que os não orgânicos
Produtos orgânicos são apenas outro truque de publicidade. Ingredientes orgânicos não garantem a sua eficiência. Uma coisa é certa: eles não contêm substâncias prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, mas isso não quer dizer que eles sejam mais eficientes. Além disso, em geral as empresas não mencionam que até mesmo os produtos orgânicos têm componentes químicos para conservar as propriedades orgânicas.
Mito № 6: cremes que eliminam as linhas de expressão
Não existem produtos para estrias, rugas ou olheiras. Não existem cremes que tenham o mesmo efeito do botox ou de outras substâncias do mesmo estilo. A ciência ainda não inventou cremes capazes de eliminar as linhas de expressão do rosto.
Mito № 7: devemos usar protetor solar apenas em dias de sol
Um bom protetor solar é a melhor proteção contra rugas, manchas ou perda de colágeno e elastina. Não deixe de usar protetor solar, mesmo nos dias frios. Pode ser uma base de maquiagem com proteção, o importante é que o produto tenha óxido de zinco, dióxido de titânio ou avobenzona.
Mito № 8: shampoos para prevenir a queda de cabelo
Não importa a quantidade de substâncias milagrosas que aparecem na embalagem, o shampoo não tem o poder de impedir que o seu cabelo caia. A sua função é apenas a limpeza. Não importa a marca ou o preço, o produto fica tão pouco tempo no seu cabelo que ele não consegue alterar os seus componentes. O segredo está no bálsamo condicionador e nas máscaras. No caso da queda de cabelo predominante nos homens (hereditária) existem comprimidos super eficientes.
Mito № 9: é possível tingir o cabelo sem danificá-lo
A tintura provoca a desnutrição do pigmento natural do cabelo e a incorporação do pigmento artificial. Se a tintura é resistente, o pigmento fica durante mais tempo. A tinta que não prejudica o cabelo é aquela que não destrói o pigmento natural, ou seja, quase nenhuma. Apenas a henna e a basma naturais não fazem mal ao cabelo.
Mito № 10: alguns bronzeadores são seguros
Bronzeamento artificial pode ser muito perigoso. Para obter um tom bonito de pele o mais seguro é usar um autobronzeador. Pode ser uma alternativa tanto para quem é alérgico ao sol quanto para quem só se lembra de que precisa de uma corzinha na hora que o verão aparece. Ah, e fique longe de receitas caseiras ’milagrosas’ de bronzeadores à base de ingredientes como Coca Cola, óleo caseiro, suco de limão, chá de folha de figo e outros. Eles pode prejudicar sua pele e causar queimaduras.
Bonus
Uma embalagem bonita sempre deixa qualquer presente mais atraente aos olhos de quem o recebe. Sem falar que presentes assim são lembrados por muito mais tempo!
O Maisvibes mostra a seguir algumas ideias para que você embale seus presentes de uma forma criativa e original.
Ramos verdes
Você pode decorar caixinhas com ramos finos de plantas de folhas perenes, como alecrim, por exemplo. E é possível fazer suas próprias caixas de papelão sem dificuldades.
Monstros divertidos
Qualquer caixa colorida pode virar um “monstro”, adicionando olhos, dentes e até língua. As crianças adorariam um presente assim.
Caixinha com furos
Outra ideia é embalar o presente de forma que uma parte do objeto vire um elemento da própria embalagem, como este colar, por exemplo.
Casinhas de papel
Você só precisará corar uma folha grande de cartolina ou papelão e colar uma casinha. Em uma caixa como esta, até biscoitos caseiros viram um presente especial.
Decorar com fotos e postais
Qualquer foto e imagem, ainda que simples recortes de revistas, podem ser úteis para decorar seus presentes.
Estojo feito com casca de noz
Com imaginação, é possível usar até os materiais mais incomuns. Uma casca de noz, glitter ou lantejoulas, cola e uma fita são tudo o que você precisa para um lindo estojo.
Arranjo feito de filme
Um presente assim faz sucesso entre fãs do cinema e da fotografia. Veja só o efeito de um simples jornal no lugar de papel de presente.
Penas
Penas representam uma ótima opção para decorar. E não precisa se preocupar caso não tenha penas naturais: você pode cortá-las em papel branco, colando-as no presente.
Embalagem em forma de cone
Cones também podem ser uma ótima embalagem para um presente pequeno. Prenda o cone com um grampeador e adicione um pouco de elementos decorativos.
Decoração com barbante
Veja só quantos usos diferentes você pode dar aos barbantes comuns. Há muito espaço para deixar voar a imaginação!
Ideias com botões
Quem poderia pensar que até botões podem servir para embalar presentes? Você pode usar barbantes ou apenas agregar um botão na decoração do objeto.
Decoração com laços
Uma estrela como esta dá um toque de elegância a qualquer embalagem. Você pode criá-las até com jornais ou revistas velhas: siga as instruções acima, prendendo as partes com um grampeador.
Caixas no formato do que você quiser
Adicione alguns detalhes ao papel para deixar seu presente ainda mais maravilhoso. Quem receber, não vai nem querer abrir!
Bandeirinhas
Para fazer bandeirinhas, você pode usar restos de papel colorido ou tecido. Basta colar em uma corda ou barbante, adicionando as bandeirinhas à embalagem.
Caixinhas “travesseiros”
Fazer caixinhas simpáticas como estas é muito fácil. Geralmente são usadas para envolver lenços e cachecóis de tecidos finos, assim como acessórios feitos à mão.
Branco sobre branco
Usar papel de presente branco, amarrar com uma fita branca e adicionar um cartão branco… esta opção pode soar inusitada, mas o resultado é incrível!
Garrafas com chapéus
Faça cones com tecido grosso e colorido, usando cola quente para prender as extremidades. Cole um nariz e uma barba, transformando uma garrafa de vinho num anãozinho simpático.