Quando pensa que já viu tudo, surge um animal que revoga essa crença. Embora muitos animais tenham sido catalogados e sejam conhecidos, muitos animais raros são tão tímidos que evitaram a descrição. Dê uma olhadela a estes animais bizarros e únicos que são provas da variedade no nosso planeta.
ADVERTISEMENT
1) Porco Mangalitsa
A maioria dos porcos têm pelo curto e grosso da mesma cor do corpo, mas os Mangalitsas são exceção a esta regra. Estes porcos húngaros têm uma impressionante camada de pelo grosso semelhante à lã da ovelha. Estes híbridos de porco e ovelha são realmente únicos.
2) Pichiciego-menor
A espécie mais pequena de tatu, o tatu-fada-rosa é mais conhecido pela sua armadura superior. Proveniente da Argentina Central, este animal de aspeto estranho habita áreas arenosas e sai apenas de noite.
ADVERTISEMENT
3) Rã-de-vidro-de-coração-descoberto
A zona inferior transparente da rã-de-vidro-de-coração-descoberto deixa ver quase totalmente os órgãos internos. Sendo uma rã de árvore, habita as florestas tropicais da América Central e do Sul.
4) Vaca Das Terras Altas
Nos campos da Escócia, encontrará uma raça de vacas única: a Vaca Das Terras Altas. Estas vacas fofas e castanhas são famosas pelos seus cornos longos e pontiagudos e pelo pelo desgrenhado. Estes animais têm um aspeto interessante que as distingue de todas as outras raças de vacas.
5) Lobo-guará
O lobo-guará da América do Sul não é um lobo nem uma raposa, embora se pareça com ambos. Este animal de crina grossa pertence ao género Crysocyon, ou cão dourado.
6) Axololote
Muitas vezes chamado de peixe andante Mexicano, o Axolote é na verdade uma forma de salamandra e é anfíbio, sendo capaz de sobreviver na água e em terra. Nativo do México Centra, o Axolote está em vias de extinção devido ao crescimento da população humana e poluição.
7) Caranguejo-dos-coqueiros
O caranguejo-dos-coqueiros é o maior caranguejo no mundo. As pinças são super fortes, podendo partir cocos facilmente! Este caranguejo gigante é um dos artrópodes mais invulgares.
8) Polvo-dumbo
o polvo-dumbo deve a sua alcunha às barbatanas proeminentes em forma de orelhas na sua cabeça. Vivendo numa profundidade de cerca de 3000 a 4000 metros, apenas crescem até cerca de 30 centímetros.
9) Salamandra-gigante-da-china
A salamandra-gigante-da-china é o maior anfíbio do mundo. Estas salamandras gigantes vivem em riachos montanhosos na China e são noturnas.
10) Golfinho-do-irrawaddy
Encontrado no Sudeste Asiático, o golfinho-de-irrawaddy é conhecido pela sua cabeça redonda. Parecido à baleia-beluga, crescem até cerca de 1 metros e trinta de comprimento.
11) Peixe-lua
Conhecido como o peixe de água quente mais pesado do mundo, o peixe-lua consegue ultrapassar os 907 quilos de peso. Nativo das águas temperadas e tropicais, tem um corpo achatado e são da mesma família do peixe-balão.
12) Solenodonte
O solenodonte é famoso pelo seu focinho longo e pontiagudo. Este focinho é mais flexível do que parece. Está ligado a uma rótula que permite que mova o nariz e explore pequenos buracos e fendas.
13) Dugongo
Relacionado com os manatins, o dugongo é um herbívoro que habita águas quentes costeiras no Pacífico Ocidental e ao longo da Costa Leste de África.
14) Saiga
Nativo da Rússia, Cazaquistão e Mongólia Ocidental, a Saiga é conhecida pela forma distinta do seu crânio e focinho. Outrora era uma espécie numerosa que abrangia o Alasca, Ilhas Britânicas e Ásia Central, recupera de momento da quase extinção.
15) Patola-de-pés-azuis
Os patolas-de-pés-azuis têm o nome devido à cor das patas. Estas são tão azuis devido aos pigmentos de carotenoide que obtêm através da alimentação e se concentra nas patas.
16) Fossa
Um carnívoro parecido com o gato, a fossa chama casa à ilha de Madagáscar. O maior mamífero predador remanescente da ilha é conhecido pela sua habilidade para subir e descer árvores de cabeça apontada para a frente.
17) Gavial
Um tipo de crocodilo de focinho fino, o Gavial é nativo da Índia, habitando rios e afluentes na região. Alimentando-se maioritariamente de peixe, cresce entre os 3.35 e 4.50 metros
18) Cabra-selvagem-paquistanesa
A cabra-selvagem-paquistanesa tem um impressionante par de cornos que a distingue das outras cabras. Os cornos em espiral destas cabras montanhesas podem alcançar um metro e 20 centímetros de altura!
19) Sunda Colugo
O sunda colugo é parente do lémure voador e nativo do Sudeste Asiático, Malásia, Singapura e Tailândia. Ativo de noite, pertence à espécie colugo, uma espécie de mamíferos voadores.
20) Morcego-de-lábios-vermelhos
Encontrado nas Ilhas Galápagos e costa do Perú, o morcego-de-lábios-vermelhos, um tipo de tamboril, não é um bom nadador, deslocando-se pelo oceano usando as barbatanas peitorais.
21) Pangolim
Os pangolins são conhecidos pelas suas escamas únicas que parecem uma armadura. Estas são feitas de queratina, o mesmo material de que é feito o nosso cabelo!
22) Toupeira-nariz-de-estrela
Encontrada no norte da América do Norte, a toupeira-nariz-de-estrela é conhecida pela estranha forma do focinho. Usa o focinho, que contém anexos, chamados órgãos de Eimer, para sentir as vibrações quando caça as presas.
23) Diabo-espinhoso
Encontrado apenas na Austrália, dorso do diabo-espinhoso está inteiramente coberto por espinhos cónicos que ajudam a defender-se dos predadores. Desempenham também um papel nas capacidades de camuflagem do lagarto, tornando mais fácil esconder-se entre as rochas e solo do seu habitat natural.
24) Mara
A mara pode parecer um pequeno canguru com orelhas de lebre, mas na verdade é um roedor. Este animal tem um comportamento interessante condizente com o seu aspeto singular. Ao contrário de outros roedores, está acordado durante o dia e é monogâmico.
25) Babirussa
Encontrada na Indonésia, a babirussa tem um conjunto de presas curvas na mandíbula inferior e em cima do focinho. Pinturas pré-históricas da babirussa datam de há 35,000 anos, embora estejam de momento em vias de extinção.
26) Velella
A velella é um tipo de medusa que flutua na superfície do oceano e é conhecido pela sua distinta barbatana e coloração azul. Alimenta-se de larvas de peixes pequenos e zooplâncton, sendo inofensivas para os humanos.
27) Colugo Malaio
Estes fantásticos lémures voadores têm olhos grandes que ajudam a detetar a presa facilmente. Os lémures usam as asas para planar de árvore em árvore em procura de folhas jovens, a sua comida preferida!
28) Gazela-girafa
Uma forma de gazela, as gazelas-girafas têm pescoços compridos e membros esguios. Enquanto que os machos têm cornos, as fêmeas, não. Ambos os géneros usam os pescoços compridos para se alimentarem nos ramos das árvores na sua nativa África.
29) Cacajau
Habitando a floresta tropical bacia noroeste da Amazónia, o cacajaus têm uma cabeça vermelha distinta que se assemelha a um crânio. Outra característica deste habitante das árvores é a cauda mais curta que o habitual, tendo os macacos que depender mais dos saltos quando se movem.
30) Traça-poodle-venezuelana
A fofa traça-poodle-venezuelana foi apenas descoberta em 2009. Esta estranha traça consegue de alguma forma parecer engraçada e ligeiramente aterradora ao mesmo tempo.
31) Rato-toupeira-nu
Um roedor escavador nativo do Este de África, o rato-toupeira-nu não tem pelo e não tem sensibilidade na pele. Isto permite que resista melhor ao rigor do ambiente nativo.
32) Fragata-comum
A fragata-comum é famosa pela sua bolsa vermelha em forma de balão na garganta. Esta bolsa é encontrada nos machos, e é insuflada para obter a atenção feminina.
33) Cervo-de-topete
Uma espécie pequena de cervo, distingue-se pelo tufo de pelo negro e caninos proeminentes. Reside na China Central e Nordeste do Myanmar. Vive maioritariamente em terreno montanhoso florestal até quase 5,000 metros de altitude, tornando difícil estudá-los.
34) Foca-de-crista
Encontrada apenas no Centro e Nordeste do Oceano Atlântico, a foca-de-crista tem um capuz insuflável no topo da cabeça. A foca insufla-o através das cavidades nasais e esvazia-o debaixo de água para comunicar com outras focas e avisar da presença de predadores.
35) Macaco-dourado
Estes macacos coloridos são conhecidos pelo pelo dourado e face azul-clara. Se quiser ver um destes macacos na natureza, terá de ir até à China Central. Os 8,000 a 10,000 espécimes vivem lá.
36) Tubarão-duende
Habitando o mar profundo, o tubarão-duende é conhecido pelo seu focinho achatado e alongado e mandíbula saliente, que põe para fora quando se quer alimentar. Não sendo um nadador veloz, captura as suas pesas, maioritariamente teleósteos, usando táticas de emboscada.
37) Ai-ai
Da família dos lémures, o ai-ai de Madagáscar é conhecido como o maior primata noturno do mundo. Alimentando-se principalmente de larvas, é erroneamente considerado mau por algumas culturas e morto assim que avistado.
38) Cão-guaxinim
Este animal pode parecer um guaxinim com pernas longas, mas nem sequer está relacionado com os guaxinins. Pertencem à família canídea, que inclui os cães, lobos e raposas. Estes animais de aspeto interessante existem há milhões de anos.
39) Sagui-imperador
O sagui-imperador é famoso pelo impressionante pelo facial. Estes pequenos macacos engraçados têm este nome porque o bigode parece o ostentado pelo Imperador Alemão Wilhelm II.
40) Antílope-nuvem
Este “antílope nuvem” é realmente demasiado bizarro e único para ser real. Foi criado por um artista na Internet e é um boneco artístico!