A tecnologia tem evoluído tão rápido que mal temos tempo para nos adequar às mudanças e aos novos recursos e equipamentos que surgem todos os dias. Um dia, você se depara com uma foto na qual aparece com aquele ’celular tijolão’ e com um penteado esquisito. Você pensa, então, que essa imagem tem pelo menos uns 30 anos, mas na verdade, tem apenas 10.
1. Sandálias e rasteirinhas gladiadoras
Um modelo de sandália que fez muito sucesso em 2008 e 2009. Tinha um design de gosto duvidoso, era desconfortável e deixava marcas terríveis nas pernas. Mas, enfim, a moda tem dessas coisas.
2. TV Globinho
O programa infantil, exibido pela Globo, que durou de 2000 até 2015, tinha na programação cerca de 95 minutos de desenhos animados.
3. MP3 512 MB
Aparelhos para armazenar músicas que aceitavam o formato MP3, assim como outros formatos, como o WMA. Tinham uma capacidade de 512 MB ou 1GB no máximo.
4. Novela “Caminho das Índias”
Um dos maiores sucessos recentes da Globo no mundo das telenovelas. Teve como protagonistas os atores Juliana Paes, Rodrigo Lombardi e Márcio Garcia. Are baba!
5. Monitor de tubo bege
A maioria dos computadores ainda tinha monitores de tubo de cor bege e que amarelavam com o tempo. A torre e o teclado eram parecidos, todos bem grandes e com um formato diferente dos que temos hoje em dia.
6. Bolsa tipo Chanel com alça de correntinha
Uma imitação das famosas bolsas Chanel que invadiu as lojas de departamentos e vendedores de rua. Claro que a maioria das peças era falsificada.
7. Morre o rei do pop, Michael Jackson
Michael morreu em 25 de junho de 2009 aos 50 anos.
8. Lojas que só vendiam CDs
Antes da invasão dos aplicativos de música, quem curtia um som sempre frequentava as lojas que vendiam CDs.
9. Celular BlackBerry
Um celular muito moderno para a época com várias funções, era símbolo de status, já que nem todos os ’meros mortais’ podiam se dar ao luxo de ter um.
10. MSN
O MSN era a sensação nos grupos de bate-papo pela Internet. Você fazia amizade e ainda tinha como mandar carinhas engraçadas, bichinhos brilhantes e podia chamar a atenção tremendo a tela do amigo quando ele deixava você “no vácuo”.
11. Orkut
Você pode não se lembrar, mas, em 2009, o Orkut ainda estava em alta. A então rede social queridinha dos brasileiros começou a perder usuários em 2011, abrindo espaço para o domínio do Facebook. Assim como no Brasil, o outro país onde o Orkut fazia sucesso era a Índia. O nome veio do projetista-chefe e engenheiro turco do Google Orkut Büyükkökten, que criou a rede.
12. Geisy Arruda e o polêmico vestido rosa
A universitária que ficou famosa por ter sido hostilizada na universidade em que estudava por ter ido à aula com um microvestido rosa. Sim, lá se vão 10 anos.
13. Adriano Imperador estava no auge
Um dos mais talentosos e famosos jogadores de futebol de sua geração, em 2009, Adriano Imperador estava no auge do sucesso e das polêmicas.
14. Windows XP
O Sistema Operacional Windows XP, que surgiu em 2001, foi muito usado até 2011, já que o Windows Vista não havia agradado e tinha algumas falhas.
15. Sasha em “Xuxa em o mistério de Feiurinha”
Sasha Meneguel estreava no cinema como uma das protagonistas do filme da mãe intitulado “Xuxa em O Mistério de Feiurinha”.
16. Câmeras digitais
Hoje, qualquer celular de menos de mil reais possui uma câmera com boa resolução, mas as coisas não eram assim há 10 anos. As câmeras digitais tiveram um verdadeiro boom, dando início à Era das selfies. Quanto mais megapixels de resolução, melhor.
17. Stefhany Absoluta do ’Crossfox’
Um clipe que foi visto inúmeras vezes pelos internautas. A cantora celebridade-instantânea ficou conhecida por uma única música. Stefhany, a chamada Musa do Cross Fox, fez este vídeo caseiro com recursos próprios e teve um bom sucesso.
18. Crazy Frog
O personagem chamado Crazy Frog se tornou um hit famoso no mundo todo depois do lançamento da versão remix, que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, Irlanda, Turquia, Nova Zelândia, Austrália e maioria da Europa. No Brasil, a música também fazia parte de programas de TV.
19. The Sims 3 mobile
Um game que simulava a vida real. Ele foi lançado em várias plataformas em 2009 (inclusive para BlackBerry) e fez um enorme sucesso. Diferentemente das versões anteriores, possuía mais funções e opções de personalização de personagens e humor.
20. Lista telefônica de papel
Quem tem mais de 30 anos certamente se lembra das enormes e pesadonas listas que continham o telefone de todos que possuíam telefones fixos — e do trabalho que dava para encontrar um número ali se você não tivesse familiaridade com aquele “livrão”. É claro que o serviço não resistiu à evolução dos buscadores de Internet, sobretudo o Google.
21. Laptop da Xuxa
Era um brinquedo eletrônico a pilha que tinha funções básicas para simular um computador de verdade, feito para crianças de 5 a 7 anos.
22. Estreia de Maísa no programa “Sábado Animado”
Quem vê hoje a Maísa uma mulher linda quase não consegue se lembrar da menina sorridente e cheia de cachinhos que em 2009 estreou no Programa Infantil Sábado Animado do SBT.
23. Internet Explorer
O navegador era o que tínhamos de mais moderno e rápido há 10 anos. Hoje, possui concorrentes mais robustos e rápidos e pouca gente usa.
24. Locadora e aparelho de DVD
Em uma época em que não existiam Netflix e as mensalidades de TVs a cabo eram caríssimas, os DVDs e os aparelhos de reprodução eram o que havia de mais moderno. Eles haviam substituído o videocassete e as fitas VHS. O auge da tecnologia na época, mas hoje totalmente abandonados.
26. Saia Balonê
Essa saia foi sucesso na década de 80 e voltou com tudo em 2009.
27. Baixar música com E-Mule
Quando em nossas vidas ainda não existiam os aplicativos de música, era assim que baixávamos e ouvíamos os maiores hits.
29. Orelhão e cartão telefônico
Em uma época em que as tarifas dos celulares eram muito elevadas, os telefones públicos eram a opção para se comunicar. Ainda tínhamos de comprar cartões de plástico com créditos.
30. Filme “Avatar”
Um filme americano que foi lançado em 2009 e teve uma das maiores bilheterias do cinema (2,8 bilhões de dólares), perdendo somente para o filme “Vingadores: Ultimato”, com a diferença de pouco mais de 6 milhões de espectadores.