Cada dia mais vemos a necessidade de economizar dinheiro e por que não começar dentro da nossa própria casa? Cada centavo que ganhamos é uma economia e tanto nesses tempos de crise. Dados do Conselho Americano para uma Economia Eficiente de Energia (ACEEE) apontam o Brasil como o penúltimo país em eficiência energética, só perdendo para a Arábia Saudita, quando se avalia desperdício de energia.
12. Aparelhos na tomada o dia todo
Olhe ao seu redor e você com certeza vai achar algum aparelho que está ligado na tomada, apesar
de não estar sendo usado: micro-ondas, televisão, impressora, ventilador, ar condicionado, videogame e máquina de lavar. Mesmo que não estejam em funcionamento, esses equipamentos gastam energia só por estarem conectados à tomada. Então levante-se, tire tudo da tomada e comece agora mesmo
a economizar.
11. Instalações elétricas antigas e fios soltos
Revisar as instalações elétricas da casa é uma questão de segurança, mas também de economia. O superaquecimento dos fios acaba gastando energia e você acaba pagando por isso. É importante contratar um eletricista especializado, para evitar gastos desnecessários nos escapes de energia do dia a dia. Se sua instalação é antiga, vale a pena fazer periodicamente uma revisão, que vai evitar que você desperdice dinheiro e corra risco de acidente.
10. Banhos demorados
Os aparelhos que mais gastam energia são os que, de alguma forma, aquecem ou resfriam algo ou algum lugar. Então evite tomar banhos quentes demorados, use a função morno do chuveiro que pode quebrar o gelo e gastar menos energia. Você sabia que o banho quente aumenta a oleosidade dos cabelos e deixa a pele mais seca e desprotegida? Por isso, evite o banho quente o máximo que puder. Aliás, que tal aderir ao banho frio? Ele tem vários benefícios, como o aumento da imunidade, redução do estresse e até auxílio na perda de peso.
9. Secadores de cabelo
Secadores gastam muita energia. De acordo com pesquisadores, o aparelho ligado todos os dias por 15 minutos gasta mais de 10 kWh de energia no mês e isso corresponde a cerca de 7% do consumo total, ou seja, cerca de R$ 58 reais a mais na conta. Mas temos dicas que podem ajudar:
- Se for usar somente para secar, os modos frio ou morno funcionam da mesma forma.
- Alterne entre quente e frio para “esticar” os cachos.
- Seque os cabelos o máximo que puder na toalha antes de usar o secador.
- Alguns tipos de cabelos não precisam ser lavados todos os dias, então você pode “salvar” a escova fazendo touca manual.
8. Uso inadequado de aparelhos de alto consumo
Aparelhos como aquecedor e ar condicionado gastam muita energia. Se for inevitável o uso, veja algumas dicas para gastar menos:
- Na compra do aquecedor, procure o que tem ventilador na parte de trás, já que ele aquece mais e gasta menos.
- A física explica que o ar frio tende a ficar na parte mais baixa do ambiente, então, para ter maior eficiência e gastar menos, instale-o na parte mais alta do cômodo, nunca na de baixo.
- O ar condicionado mais antigo gasta mais energia, por isso procure os que têm selo de produto econômico e faça a manutenção periódica.
- Vede o local para que o ar frio ou quente não entre, deixe o aparelho funcionando até chegar na temperatura que deseja e desligue.
- Não o deixe ligado a noite inteira, isso seca ainda mais o ar e consome muita energia, ligue e desligue quando precisar.
- Se for necessário deixar ligado, deixe na potência mínima depois de chegar na temperatura ideal.
7. Lâmpadas antigas
Dê uma boa olhada na sua casa e verifique se possui alguma lâmpada antiga. Considere trocar por uma de LED, que gasta menos energia, ilumina mais e demora mais para queimar. Ela pode até ser mais cara na hora da compra, mas garante um ótimo custo benefício no final.
6. Modo stand-by
Essa luz que fica acesa pode até parecer que consome pouco, mas muitas vezes pode gastar muito mais do que o aparelho em uso. Estudos mostram que esse tipo de aparelho consome até 12% do total de energia elétrica da casa toda. Se o problema é ter que desligar tudo todos os dias, você pode colocar todas as tomadas em um filtro de linha e desligar somente o botão do aparelho.
5. Computadores e notebooks
Muitas pessoas acham que computador não gasta nada e têm o costume de deixar o equipamento ligado direto por causa da demora na hora de ligar. Essa atitude faz com que a conta de luz pese no bolso no final do mês. Entenda o gasto: os notebooks dependem de uma bateria física e isso o faz gastar menos, em média de 15 a 60 Watts por hora.
Já os computadores de mesa gastam mais que o dobro do portátil, entre 65 e 250 Watts. Para economizar, configure-o para economia de energia, coloque-o em modo de espera e desligue o monitor sempre que estiver fazendo download ou sem uso.
4. Geladeiras antigas x novas
A geladeira já consome normalmente muita energia, por isso os fabricantes têm procurado uma forma de produzir modelos que gastem menos do que principalmente os antigos. Se você tem uma geladeira mais velha, pense na possibilidade de trocá-la. Leia o manual de instruções, lá você pode entender como usar e calibrar, por exemplo, a temperatura no inverno e no verão.
Outras coisas que precisamos fazer sempre é verificar se a borracha está vendando bem, evitar guardar alimentos quentes e nunca secar roupas ou calçados atrás da geladeira.
3. Máquina de lavar e secadora
Use a máquina de lavar roupa somente na capacidade máxima. Pequenas lavagens gastam a mesma quantidade de energia de quando ela está cheia. Na hora de secar, evite misturar os tipos de tecido, isso atrapalha a secagem e consome mais energia. Leia, como no caso da geladeira, o manual de instruções, e se informe sobre a dosagem certa de sabão e a quantidade de roupa, para evitar gastos desnecessários.
2. Churrasqueira elétrica
Muitos não sabem, mas a churrasqueira elétrica, assim como o chuveiro, trabalha com resistência e, por isso, gasta muita energia. De acordo com pesquisas, se utilizado em uma média de 5 vezes por mês, por apenas 4 horas, esse aparelho gasta 76 kWh, quase o mesmo que 30 minutos de banho quente em um mês inteiro.
1. Celular
Hoje em dia quase todo mundo possui um celular e poucas pessoas têm ciência de que o carregador que esteja somente na tomada, mesmo sem ter nenhum telefone ligado a ele, gasta muita energia. De acordo com estudiosos, o dispositivo consome 0,26 watt plugado à tomada, até 5 watts com o celular carregando e cerca de 1 watt com o aparelho já 100% carregado.
Bônus: para melhorar a eficiência do seu celular
Se a sua bateria já não está durando tanto quanto antes, você pode resetar o aparelho, já que isso limpa arquivos que não são mais usados e deixam o celular lento. Caso isso não resolva, talvez seja a hora de comprar um novo, que na verdade pode ficar mais barato do que um telefone que precisa ser carregado várias vezes ao dia.