Fotos de boa qualidade são lembranças eternas. E, se para sair bem em um clique, você precisa fazer inúmeras tentativas, temos uma boa notícia: existe algo que pode agilizar o processo. Para garantir que todas as suas fotos saiam bonitas, é preciso saber onde posicionar o pé, como inclinar a cabeça e onde colocar o braço. Em seu blog, a fotógrafa profissional Marina Khomenko, além de publicar seus trabalhos, compartilha dicas para a hora de posar.
Como relaxar diante da câmera
O medo de “pagar mico” é um dos nossos temores mais fortes. As pessoas costumam chegar muito tímidas para sua primeira sessão fotográfica. Escolha um fotógrafo que te deixe à vontade. Converse com ele antes dos cliques, diga o que espera das fotos e fale sobre suas inseguranças.
Para controlar as emoções, respire profundamente: inspire pelo nariz, expire pela boca. Deixe que os músculos relaxem. Se for o caso, dê alguns saltos e se alongue. Não tente sorrir caso não tenha certeza de que seu sorriso parecerá natural. Durante a sessão de fotos, não se esqueça de se movimentar constantemente. Mexa os ombros, o corpo, a cabeça. Transfira o peso do corpo de uma perna para a outra. Mas não tenha pressa: comece mudando a posição das pernas, depois, a dos braços e ombros, olhe para o outro lado, e assim sucessivamente. Dessa forma, terá mais possibilidades de obter boas imagens.
De quem depende o resultado
O fotógrafo costuma ter muito mais responsabilidade. Por isso, ele sempre tentará estabelecer uma relação de confiança, fazendo as fotos em um ambiente positivo e descontraído. Além disso, um bom profissional te ajudará com as poses. Sim, é possível aproveitar não apenas os resultados do trabalho (depois que as imagens tiverem sido retocadas e publicadas), mas também a própria sessão de fotos em si. Relaxar e aproveitar o momento faz maravilhas à autoestima. Escolha o fotógrafo “correto”, e certamente sentirá vontade de voltar ao estúdio para novas sessões.
Como disfarçar imperfeições na silhueta
- Mantenha as costas retas, com ombros alinhados.
- Arqueie as costas para trás, ganhando uma silhueta esbelta.
- Ao fazer uma foto de perfil, não deixe os braços “grudados” no corpo: ainda que seu antebraço seja fino, ele sairá estranho na imagem.
- Atenção aos pés — procure alongar a ponta.
- O corpo deve estar em ângulo com a câmera. Braços afastados do corpo permitem que a cintura apareça.
- Para fazer com que as pernas pareçam mais longas, procure girá-las levemente para um dos lados.
- Um truque para fotos na praia: leve um traje de banho completo. Uma dica para dar mais charme às fotos é permitir que as bordas inferiores da parte de baixo do biquíni fiquem um pouco levantadas.
Posando para retratos
- Relaxe o rosto. Você pode deixar os olhos entreabertos, mas não exagere. Do contrário, sairá com cara de sono em todas as fotos.
- Não junte os lábios no estilo “boca de pato”: isso fica ridículo. Deixe, no máximo, para as selfies, situação em que você estará vendo e controlando o próprio rosto na tela do celular.
- Você pode respirar pela boca, separando levemente os lábios. Mas só um pouco!
- Se suas mãos forem aparecer, relaxe-as. Não deixe que fiquem voltadas para a câmera.
- Mantenha a cabeça elevada, para evitar o “queixo duplo”.
- E o mais importante: mantenha o bom humor e divirta-se!
Onde colocar as mãos
- Tente colocar as mãos de lado para a câmera, mas sem deixá-las tensas.
- Ao posar, uma mão pode ficar na cintura, e a outra, logo abaixo, na frente da perna.
- Você pode cruzar os braços sob o peito. Mas leve em conta que as mãos devem permanecer visíveis e lateralmente à câmera.
- Não esconda a mão sob o braço.
- Uma boa ideia é colocar apenas os polegares nos bolsos.
- As mãos, quando posicionadas de forma natural no rosto, dão um efeito interessante aos retratos.
Como posicionar as pernas
- Fique na ponta dos pés. Isso não apenas alonga as pernas, mas também as deixa mais elegantes. Não é à toa que existem sapatos de salto alto.
- Não vire os joelhos em direção à câmera. Isso fará com que suas pernas “ganhem” de 2 a 3 quilos a mais.
- Procure mudar de posição ao posar. Não se esqueça de se movimentar para obter imagens mais belas e elegantes.
- Atenção aos pés. Não flexione demais os dedos para cima nem para baixo. Deixe que a curvatura fique reta ou em forma de sapato. Em uma das fotos acima, a modelo posicionou corretamente a perna e o pé, mas o dedão sobressaiu, atraindo a atenção. E o que poderia ser uma bela imagem provavelmente irá para o lixo.
Truques para selfies
- Caso não fique bem na foto de frente, gire a cabeça cerca de 30 graus em relação ao celular. Assim, seu rosto ficará mais fino.
- Não levante o queixo, pois isso fará com que suas fossas nasais fiquem voltadas diretamente para a câmera.
- Não baixe muito a cabeça para não ganhar um queixo duplo ou triplo.
- Não deixe o pescoço tenso.
- Mova os ombros, mas não levante-os demais. Os movimentos precisam ser suaves e naturais.
- E não se esqueça de se movimentar. Procure os ângulos que mais te favoreçam.
Fotos espontâneas vs. fotos dirigidas
Claro que posar é sempre interessante e rende boas fotos. Mas não se esqueça das imagens em movimento. Assim, fica mais fácil obter uma expressão facial diferente, um cabelo bonito, uma postura mais natural e viva. Só que há um pequeno inconveniente. Para obter a imagem desejada, é preciso tirar várias fotos. Às vezes, até mais de mil.
E você, possui alguma foto de que goste mais? Já participou de uma sessão com fotógrafo profissional? O que achou?