Ao limpar a sua casa, com que frequência você pensa na limpeza daquelas coisas que, à primeira vista, não parecem sujas? Ao ignorar constantemente certos lugares, permitimos que os microrganismos perigosos vivam, se reproduzam e afetem nossa saúde.
1. Ignoramos a limpeza da lavadora de roupas
O principal perigo que uma máquina de lavar suja apresenta é a proliferação de bactérias e fungos nas roupas. Isso é perigoso para pessoas que sofrem de alergias e asma, pois pode causar um sério agravamento dessas condições.
As partículas de sujeira permanecem no tambor da máquina de lavar roupa, compartimentos para sabão e amaciante. Os especialistas aconselham fazer uma limpeza preventiva duas vezes por semana, colocando a máquina para funcionar a uma temperatura alta e acrescentando produtos químicos especiais de limpeza ou ácido cítrico. Outra opção para fazer uma boa desinfecção é lavar os panos de prato de algodão adicionando 100 ml de detergente ao compartimento de sabão.
Lave os compartimentos com a mesma regularidade e não se esqueça de secar completamente a máquina entre os ciclos de lavagem, já que é mais difícil remover as manchas de mofo nas juntas de borracha.
2. Mantemos a escova sanitária em um recipiente fechado
A escova sanitária é uma das coisas mais sujas que podemos encontrar em casa. A quantidade de bactérias pode diminuir se você deixar secar após usá-la e desinfetá-la constantemente. Um ambiente hermeticamente fechado é ideal para uma propagação agressiva de micróbios.
Você pode comprar uma escova para o vaso sanitário que inclua um recipiente especial, que permitirá que ela esteja seca, mas não se esqueça de colocá-la como mostrado na imagem acima por 10 minutos depois de usá-la e antes de guardá-la.
3. Raramente desinfetamos a pia
Frequentemente, ao lavar a pia, esquecemos o dreno e prestamos atenção apenas quando um mau cheiro aparece. Um buraco estreito é difícil de limpar, então todos os pedaços de comida e sujeira permanecem nele, permitindo que as bactérias se reproduzam e a água volte para a pia com uma forte pressão. Uma boa maneira de evitar isso é colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à noite e adicionar um pouco de vinagre. De manhã você deve lavar o dreno com água fervente ou muito quente.
Tal procedimento será eficaz se você o fizer depois de cortar carne, peixe ou lavar uma grande quantidade de verduras.
4. Uma das coisas mais sujas da casa é o porta escova de dentes
Um fato surpreendente é que a escova de dentes pode se tornar uma fonte de reprodução de mais de 100 milhões de bactérias nocivas à saúde. Além das causas naturais de tal disseminação (eliminação de restos de comida), as bactérias se movem do ralo ou vêm do vaso sanitário, se este estiver nas proximidades. Elas podem facilitar o desenvolvimento de uma infecção do trato urinário, a interrupção do funcionamento do intestino grosso e uma disbacteriose.
Para reduzir a ação prejudicial, não mantenha a escova de dentes diretamente ao lado da pia, mas, por exemplo, em uma prateleira no alto. Cobri-la com uma tampa é uma má variante: em um ambiente hermeticamente fechado, as bactérias se reproduzem mais rapidamente, lembra? Mas se você tiver a possibilidade de guardá-la em uma prateleira fechada, faça-o.
Lave com frequência o recipiente onde você as guarda. Um dos métodos mais eficazes para desinfetar as escovas de dentes é mergulhá-las por 30 segundos em antissépticos bucais ou alguns minutos em água fervente.
5. Utilizamos água fria ao limpar
Se você usar água fria durante a limpeza, o efeito dos produtos desinfetantes será menor. A temperatura ideal é 10 graus acima da temperatura ambiente, ou tão quente quanto suas mãos possam suportar.
Neste caso, o efeito dos detergentes aumentará duas vezes, e mais bactérias e fungos serão eliminados.
6. Colocamos os pratos de forma errada na lava-louças e não a secamos depois de usá-la
Não é necessário lavar a máquina de lavar louça com muita frequência, uma vez que o seu uso diário realiza uma certa desinfecção. No entanto, vale a pena secá-la todos os dias, caso contrário o mofo pode se espalhar rapidamente. Os locais de importância são o compartimento de sabão, a porta, as juntas de borracha e o filtro de limpeza profunda.
A lavagem dos pratos também tem suas nuances. Acontece que a disposição da louça no aparelho é importante. Especialistas enfatizam que os pratos com restos de alimentos com carboidratos (batatas, arroz e macarrão) devem ser colocados no centro, e com sujeira proteica (carne, queijo e ovos), nas laterais. Desta forma, eles serão lavados muito melhor.
7. Esquecemos da cortina de box e da ducha
Nós não lavamos as cortinas do banheiro com muita frequência, porque achamos que a solução de água e sabão que cai sobre elas todos os dias seja um tipo de desinfecção. No entanto, este não é o caso. Precisamente nelas, e na união entre a banheira e a parede, cria-se um mofo que, à primeira vista, podemos não enxergar. Para evitá-lo, vale a pena trocar as cortinas de polietileno por vinil ou tecido e lavá-las na máquina de lavar uma vez por mês, ou mergulhá-las em uma solução salina ou de ácido cítrico. Depois do banho, seque suas cortinas.
Para as juntas entre a parede e a banheira, é necessário usar um produto de limpeza eficaz que não permita a formação de bolor (pode aparecer frequentemente perto do teto): dimensione a área com bicarbonato de sódio e depois borrife vinagre.
Embora o chuveiro tenha contato com a água todos os dias, as bactérias nocivas se acumulam em apenas uma noite, quando ninguém o usa. Como resultado, um bolor negro e estafilococos podem aparecer, o que causa doenças no nariz e na garganta, amigdalite e otite. Então, antes de tomar um banho, abra a água quente e deixe fluir por um minuto. Vale a pena embeber o chuveiro em uma solução de bicarbonato de sódio com vinagre uma ou duas vezes por semana.
8. Não limpamos as ventilações
A ventilação é considerada um local muito perigoso em termos de bactérias, já que está conectada a tubulações que vão diretamente para fora, nas quais roedores e aves podem depositar suas fezes.
Limpe o buraco de ventilação uma vez a cada duas semanas. A grade deve ser removida e limpa com vinagre ou produtos de limpeza e colocada para secar. A abertura pode ser aspirada, seca e desinfetada. Instalar um extrator de ar irá ajudar a se livrar de micro-organismos de forma eficaz.
Consideramos esses detalhes de limpeza muito importantes. E você? Presta atenção neles? Conte para a gente na seção de comentários.