Tornar-se mãe é uma das melhores experiências da vida. Ter a oportunidade de ver seu bebê crescer é excitante e intrigante. Estas são algumas das conquistas que o seu pequeno conseguirá durante o primeiro ano de vida. Anote e prepare a câmera para capturar todos os momentos.
1. Levantará a cabeça
Quando o bebê é recém-nascido, é melhor segurar sua cabeça para que ele não se machuque. A partir da terceira semana, alguns começam a levantar o queixo e podem até mesmo virar a nuca. Entre sete e oito meses, os músculos do pescoço já se desenvolveram, o que significa que, quando está sentado, pode segurar o peso da cabeça sem problemas.
2. Fará contato visual
Embora a visão esteja um pouco borrada no nascimento, o bebê faz contato visual com a mãe desde a primeira vez que a vê. Nessa idade, ele pode se concentrar em objetos entre 20 e 30 centímetros de distância (mais ou menos aquela que é mantida quando a mãe o está alimentando). É por isso que será fácil distinguir características faciais como sobrancelhas, olhos e boca.
3. Irá se comunicar
Outra coisa que o bebê fará desde o primeiro dia é se comunicar. Embora não formule orações, através do choro ele vai “informar” se está com fome, frio ou dor. Conforme vai crescendo, vai imitar sons até que, eventualmente, comece a dizer algumas palavras.
4. Aprenderá a sentar
Quando começa a dominar seu próprio movimento, começará a mudar de posição sozinho. Depois de aprender a se sentar, deverá manter o equilíbrio. As primeiras vezes podem custar um pouco, por isso é recomendável deixar que pratique em uma superfície macia.
5. Sorrirá
Às vezes os recém-nascidos sorriem, mas isso acontece involuntariamente, é simplesmente uma reação do sistema nervoso deles. No entanto, após a sexta semana, a voz da mãe pode começar a fazer o bebê sorrir novamente.
6. Mudará sua dieta
Durante as primeiras semanas de vida, o bebê deve ser alimentado apenas com leite materno. Depois de seis meses, você pode começar a introduzir novos alimentos para que ele experimente diferentes sabores. Lembre-se que eles devem ser macios, porque nessa idade a criança ainda não tem dentes para mastigar.
7. Distinguirá as pessoas
Nos primeiros meses, o bebê só poderá reconhecer sua mãe. Isso se deve ao vínculo que ambos possuem desde o primeiro dia. Mas depois de nove meses, ele começará a identificar as pessoas que conhece, e é por isso que provavelmente chorará quando um estranho o pegar em seus braços.
8. Nascerão seus dentes
Esse é um dos estágios mais irritantes para o bebê. Quando os dentes começam a nascer, coçam, por isso a criança tende a chorar muito durante esse período. Por volta do sexto mês, os primeiros dentinhos começam a emergir, geralmente na gengiva inferior. É bom comprar mordedores ou providenciar remédios caseiros.
9. Começará a rolar
Enquanto os músculos estão se desenvolvendo, seu bebê tentará rolar para ficar virado para baixo ou para cima até que, eventualmente, possa fazer o giro completo. Esse é um avanço em sua evolução e começará a acontecer depois de três ou quatro meses. Mas você deve ter cuidado, porque durante as tentativas ele pode cair da cama ou do berço.
10. Engatinhará
Uma vez que comece a desenvolver os músculos, o bebê vai querer sair e explorar sem a orientação da mãe ou do pai. A maioria começa a engatinhar aos nove meses, mas há bebês que podem começar um pouco antes ou depois, tudo dependerá da evolução de cada um.
11. Analisará
A partir dos três meses, o bebê começará a seguir as coisas que lhe chamam a atenção. A partir dos nove, ele usará as mãozinhas e a boca para tentar identificar todos os objetos que tem à sua disposição.
12. Brincará
Por meio de brincadeiras, os bebês aprendem mais rápido a analisar o ambiente e, quando completam seis meses, começam a interagir mais com as pessoas ao seu redor. Brinquedos coloridos e com som geralmente são os que mais chamam a atenção.
13. Terá maior coordenação
No início, o pequeno é um pouco desajeitado porque não tem controle sobre seu corpinho. Muitos de seus movimentos são involuntários, mas à medida que cresce, ele terá mais controle de suas ações. Pouco poderá coordená-las, como levar comida à boca ou passar uma coisa de uma mão para outra.
14. Mastigará
Quando os dentes começarem a nascer, o bebê começará a mastigar. Isso, em geral, acontece depois dos nove meses. Você pode começar dando-lhe pequenos pedaços de comida para facilitar a digestão.
15. Conseguirá ficar em pé
Depois de aperfeiçoar a arte de engatinhar, o pequeno terá força suficiente para se levantar. No começo, precisará da ajuda de alguém ou se agarrará a algo, mas no final poderá se manter em pé sozinho.
16. Acenará
Os bebês aprendem imitando comportamentos das pessoas que observam e as reações positivas que recebem. Entre seis e sete meses, podem dizer olá com a mãozinha e quase sempre o farão esperando que alguém responda.
17. Interagirá
A primeira pessoa com a qual o bebê vai interagir é a mãe. Com o passar dos meses, começará a fazer isso sozinho. Isso você notará quando o ouvir balbuciando ou fazendo gestos com as mãos. Aos nove meses, a criança já terá preferências entre as pessoas ao seu redor, particularmente aquelas que cuidam dela.
18. Identificará sons
O ouvido se desenvolve mais rápido que o olho, por isso os bebês reconhecem a voz da mãe desde as primeiras semanas. No entanto, quando estão com dez meses de idade, realmente começam a gostar dos diferentes sons.
19. Descobrirá
Entre dez e onze meses, o bebê já terá a capacidade de formular várias palavras e, mesmo nesta fase, não só vai falar, como entenderá o significado de algumas das coisas que diz. Além disso, a criança começará a fazer descobertas sobre as coisas que a rodeiam e exercerá sua curiosidade para saber mais sobre o ambiente.
20. Andará
Sem d
úvida, um dos momentos mais emocionantes para os pais é quando o filho dá os primeiros passos. Aos onze ou doze meses, ele começará a andar, primeiro com ajuda ou segurando em um móvel, mas eventualmente conseguirá fazê-lo sozinho.
Qual dessas foi a fase mais excitante de experimentar com seu bebê? Conte-nos como foi o primeiro ano do seu filho.