Conhecer os fatos básicos dos primeiros socorros pode literalmente ajudar você a salvar vidas, inclusive a sua. Quando você se encontra no meio de uma situação de emergência, é melhor saber como avaliar uma situação, o que você pode fazer para ajudar e até mesmo saber a diferença entre o que ajuda e o que não ajuda.
Nós sempre queremos que você esteja atualizado sobre como cuidar de si mesmo, por isso preparamos algumas dicas rápidas de primeiros socorros que um dia poderiam salvar sua vida! Confira:
10. Feridas
Sempre que você estiver lidando com uma ferida, você deve sempre tentar elevá-la acima do nível do seu coração. Isso acalma o inchaço e ajuda a drenar o fluido da área. Se sua ferida estiver em seus quadris ou nádegas, deite-se e eleve-a com travesseiros. Se você não conseguir elevar a ferida, tente mantê-la no nível do coração ou o mais próximo possível.
9. Queimaduras de primeiro grau
As queimaduras de primeiro grau, também conhecidas como queimaduras superficiais, só causam impacto na camada superior da pele. Enquanto eles podem ser dolorosos, eles não são sérios. Para tratá-los, lave a ferida com água morna . Embora a água gelada possa parecer mais óbvia, ela pode causar mais danos aos tecidos. Depois de limpar a queimadura, aplique uma bolsa de gelo ou compressa fria . Usar manteiga ou graxa é um remédio popular antigo, mas que na verdade pode causar mais danos à ferida porque diminui a liberação do calor. Uma pasta feita pela mistura de água e bicarbonato de sódio também pode ajudar a liberar o calor da queimadura.
8. Ataques cardíacos
Quando se trata de ataques cardíacos, a intervenção precoce ajuda a limitar os danos. Mastigar uma aspirina pode ajudar, pois inibirá as plaquetas do sangue que causam a coagulação do sangue, que é o que bloqueia as artérias. Ao tomar aspirina, é importante tomar pequenas doses e mastigar a pílula em vez de engoli-la ou tomá-la com água, pois isso a ajudará a trabalhar mais rápido. Tente entrar em contato com os serviços de emergência o mais rápido possível.
7. Picadas de abelha
Se você é picado por uma abelha, você precisa remover o ferrão. Embora seja comum acreditar que tirar o ferrão da pele minimize o veneno, o mais importante é o tempo. Você precisa tentar remover o ferrão o mais rápido possível, se você o arranhar, removê-lo com uma pinça ou puxá-lo para fora. Quando uma abelha perde seu ferrão, ela libera um cheiro que atrai outras abelhas para a área, que provavelmente vai te picar fora da defesa. Uma vez que o ferrão é removido e você deixou a área, lave a ferida e aplique uma compressa fria. Se você é alérgico, tente manter um autoinjetor, ou EpiPen, em mãos e entre em contato com os serviços de emergência o mais rápido possível.
6. Fraturas
Quando se trata de fraturas , não tente endireitar a ferida, mas mantenha o membro estabilizado e imóvel usando uma tala e estofamento. O importante é mantê-lo na mesma posição. Embora uma fratura possa ser uma simples luxação ou uma entorse, você deve sempre procurar tratamento médico para garantir que a lesão não seja mais grave ou mesmo evitar causar mais lesões.
5. Lesões oculares
Quando você se machuca, geralmente a primeira coisa que você deve fazer é limpar a ferida. No entanto, quando você machuca os olhos , a coisa mais importante a fazer é cobrir os olhos e procurar ajuda. Ao tentar limpar o seu próprio olho, você pode se arriscar a se machucar ainda mais, possivelmente causando danos permanentes. A principal exceção a essa regra é quando as substâncias químicas entram em contato com os olhos e, nesse caso, você deve enxaguá-las com água imediatamente.
4. Lascas
As farpas estão cheias de germes e podem facilmente infectar a pele aberta, por isso lembre-se sempre de permanecer estéril ao lidar com elas. Se você tiver uma farpa que esteja totalmente embutida na pele, primeiro limpe a área com um anti-séptico e, em seguida, desaloje a lasca com uma agulha esterilizada com água fervente. Uma vez desalojada, você pode remover a lasca das pinças. Depois, lave a área com sabão e água.
3. Picadas de cobra
Nos programas de televisão e nos filmes, quando alguém é mordido por uma cobra venenosa, a primeira reação é sugar o veneno. Realisticamente, o veneno já entrou na corrente sanguínea da vítima, então isso não ajudará. Quando você pega uma mordida de cobra, o mais importante é relaxar . Você precisa manter sua frequência cardíaca baixa para diminuir a propagação do veneno. Da mesma forma, tomar analgésicos pode realmente diluir o sangue e fazer o veneno trabalhar mais rápido. Entre em contato com os serviços médicos imediatamente para obter o anti-veneno apropriado; Se você precisar se mover para obter ajuda, certifique-se de andar, não de correr, a fim de manter a calma. Se puder, aplique óleo de coco na ferida, pois ele pode ajudar a combater bactérias e parasitas e curar a área.
2. Picadas de medusas
Nada pode arruinar um bom dia na praia como uma picada de água – viva . Você pode tentar enxaguar a ferida com água salgada. Você também pode enxaguar com água quente, vinagre ou cobrir a ferida com uma solução de bicarbonato de sódio e água. Carvão ativado também pode ajudar a extrair o veneno da água-viva. Você pode ter ouvido a famosa lenda urbana de que a urina pode ser usada para tratar picadas de água-viva. Realisticamente, a urina geralmente não tem ácido suficiente para neutralizar o veneno. Embora haja alegações de que a urina pode reduzir a dor, a água quente é igualmente eficaz.
1. Cicatrizes
Quando você se machuca, você pode se preocupar em obter uma cicatriz desagradável, mas existem algumas medidas que você pode tomar para evitar que uma cicatriz se forme. O bicarbonato de sódio possui propriedades desinfetantes que ajudam a evitar a formação de uma cicatriz, que pode remover uma crosta endurecida e que pode até mesmo evitar a infecção. Ao tratar uma cicatriz com bicarbonato de sódio, é importante também deixar a ferida exposta ao ar livre. Além disso, o bicarbonato de sódio também pode ser misturado com água para formar um anti-séptico.
Bônus: Respiração obstruída
Se alguém parou de respirar, geralmente há algum bloqueio em suas vias aéreas. Vire a pessoa de costas, verifique a boca e remova qualquer coisa que possa bloquear a respiração, mesmo líquidos. Para abrir a via aérea, incline a cabeça e levante o queixo, colocando a mão perto do topo da cabeça ou da testa. Alternativamente, você pode executar o que é chamado de “pressão da mandíbula”, colocando os dedos sob a mandíbula e empurrando a mandíbula, sem mover o pescoço, para abrir a boca. Isso levanta a língua para longe das vias aéreas e ajuda a reduzir o bloqueio de ar. Depois disso, faça uma inclinação da cabeça até que as vias aéreas se abram.
Quais são algumas dicas simples de primeiros socorros que você usa quando você ou alguém que você conhece se machuca? Compartilhe conosco nos comentários!