Sua silhueta, o ganho de peso e até mesmo seu humor podem depender de como e o que você come. Ter tempo para comer, dar preferência às refeições saudáveis e reduzir o tamanho das porções são apenas alguns exemplos de fatores que favorecem sua saúde. E, a propósito, os smoothies ou sucos não são necessariamente a melhor escolha para um lanche, como mostraremos a seguir.
O Maisvibes coletou várias dicas sobre como mastigar corretamente, escolher os alimentos mais saudáveis e até mesmo sobre os melhores momentos do dia para se alimentar. Ao final do post, sugestões de lanches leves deliciosos. Fique conosco ;)
1. Coma devagar
(Aprecie lentamente)
Aproveite cada pedaço do alimento. Estenda o processo da mastigação. Tente gastar pelo menos 10 minutos exclusivamente para tomar um lanche e não se distraia com outros fatores, como televisão, celular ou conversando com alguém.
2. Escolha o horário apropriado
O melhor horário para um lanche está entre 12h00 e 17h00. Um aperitivo leve nesse período não só previne a compulsão alimentar, mas também ajuda a controlar as vontade de ’atacar’ opções não saudáveis, o que geralmente é o motivo para o ganho excessivo de peso.
3. Escolha os alimentos cozidos
As frutas e os legumes não são bons em determinadas circunstâncias. Por exemplo, as bananas e as batatas cozidas fazem bem para a saúde, mas não se forem fritas. E, embora o prato assado pareça saudável, o fato é que geralmente há a adição de mais azeite ou óleo que, se fritos, também não fazem bem para o nosso organismo.
4. Não coma na mesa de trabalho
Comer sem motivo em sua mesa do escritório, especialmente sem controlar as porções ingeridas, é bem perigoso. Um pacote de biscoitos aberto na frente de um computador pode passar despercebido enquanto você está trabalhando em um projeto.
5. Pequenas escolhas, grandes resultados
Quando seus colegas comerem um doce naquela escapada do trabalho, você pode trazer alternativas saudáveis como, por exemplo, queijo e frutas.
6. Coma mais fibra e produtos lácteos
Se o seu trabalho for tipicamente sedentário (como em escritório), coma mais fibras e produtos lácteos. Isso ajudará o intestino a lidar com a inatividade. A fibra é encontrada em todas as verduras, legumes e em muitas frutas, bem como no pão integral.
7. Experimente o farelo
Experimente comer farelo crocante — ele pode ter vários sabores, como aveia e trigo, por exemplo. O farelo traz a sensação de saciedade e ajuda a reduzir o nível de colesterol no sangue. Você pode adicioná-lo ao seu smoothie ou suco, a saladas de frutas ou misturá-lo à ricota. Mas não coma mais de 30 gramas de farelo por dia e beba muita água.
8. Não beba calorias
Qualquer bebida com alto conteúdo calórico, como os sucos ou smoothies, não irá satisfazê-lo por um longo tempo e provavelmente você excederá os limites permitidos de calorias e açúcar.
9. Prepare sanduíches em casa
Em mercados ou restaurantes fast-food, raramente há algo saudável já pronto, por isso é mais fácil simplesmente pegar uma barra de chocolate e voltar ao trabalho. Se você preparar algum lanche em casa, como um biscoito saudável, bananas secas no forno, maçãs cortadas, terá mais controle sobre os ingredientes que ingere e sentirá menos tentado a comprar algo não saudável.
Bônus: O que comer em um lanche saudável?
Ricota
Uma ótima opção de lanche para qualquer hora do dia. Para o almoço, você pode levar ricota com frutas, sementes e nozes. Para um lanche salgado, pode experimentar a ricota com legumes.
Qualquer fruta
Coma maçãs, peras, bananas, laranjas, toranjas, pêssegos, de 4 a 5 damascos ou uma tigela de frutas da estação. Lembre-se de que as frutas são ricas em calorias e contêm frutose. Mas de qualquer forma, são sempre mais saudáveis que alimentos industrializados.
Nozes e sementes
Não coma mais do que 25 gramas. As nozes são muito saudáveis, porque contêm gorduras insaturadas. Mas também são ricas em calorias.
Sanduíche saudável
Faça um sanduíche dessa maneira: use o pão sírio, acrescente pedaços de frango ou queijo grelhado e cubra com legumes e alface.
Homus ou guacamole
Esses molhos combinam com legumes e cereais integrais e farão com que se sinta satisfeito, aliviando sua fome. Além disso, são bons para o organismo por conterem proteínas e fibras.
E você, tem outras receitas simples e saudáveis? Compartilhe conosco nos comentários!
Bônus
11 Maneiras de eliminar problemas retais sem cirurgia
11. Repouso na cama
Ficar deitado é mais conveniente para as pessas que sofrem com hemorróidas porque assim é possível eliminar as dores na região pélvica e no ânus. Além disso, existem supositórios medicinais que eliminam o processo inflamatório durante a noite.
A posição mais adequada para dormir é de lado, e o melhor é alternar o lado esquerdo e direito, para o sangue não ficar parado. Dormir de barriga para baixo não é uma boa ideia porque essa posição facilita a circulação de sangue para os vasos na região do reto, o que aumenta a pressão na área.
10. Aloe vera ou babosa
A aloe vera é um excelente remédio para curar o problema nas etapas iniciais e para eliminar as dores em etapas posteriores. Uma das maiores vantagens é que ele pode ajudar a eliminar o processo inflamatório e promover uma cura rápida do tecido.
Quando tomado via oral, o aloe vera pode ter um efeito laxante. Quando as fezes ficam moles, a mucosa retal não é lesionada.
Ela também pode ser aplicado em forma de loção, compressa ou supositório. Esses métodos podem ser uma forma eficiente de eliminar as dores e o inchaço. Além disso, podem ajudar a parar o sangramento. A compressa de aloe vera contra hemorróidas é muito eficiente e deve ser aplicada durante pelo menos 30 minutos.
Receita de compressa:
1. Use uma gaze especial.
2. Dobre várias vezes e mergulhe-a no aloe vera.
3. Ela deve ser aplicada com cuidado na área afetada.
9. O alho e seu poder
Pelas suas propriedades anti-inflamatórias, o alho é usado para tratar hemorróidas porque ajuda a destruir as infecções nas veias e elimina qualquer inflamação.
O alho reduz as dores e não causa incômodo.
Receita para uma pasta de alho:
1. Misture uma colher de mel, 20 g de alho cortado e 50 ml de leite.
2. Coloque para ferver e não pare de misturar. A massa deve ser moída e deve repousar por 3 horas para que o líquido saia.
3. Aplique a pomada sobre um tampão e coloque antes de dormir. Ela também pode ser aplicada na região inflamada.
4. Use a pomada até ficar completamente recuperado.
8. Use roupa de algodão bem folgada
Se você está sofrendo com hemorróidas, use roupa de algodão. A roupa interior desse material é mais cômoda e não prejudica a pele. É muito importante mudar de roupa interior todos os dias. Além disso, use roupa bem solta, para ajudar na circulação.
7. Coma mais fibras
O intestino funciona melhor se incluirmos na alimentação mais vegetais e mais alimentos ricos em fibra, como pão integral, frutas, aveia, etc. A fibra ajuda a eliminar toxinas, equilibra o nível de colesterol no sangue e promove o aumento da massa fecal em volume, o que fortalece o intestino.
6. Acrescente Castanha da Índia na sua dieta
O uso da castanha da Índia nas hemorróidas ajuda a combater a inflamação e reduz os sintomas na fase aguda. As propriedades da planta ajudam a fortalecer as paredes dos vasos localizados no reto e reduzem a inflamação das membranas mucosas. A planta conta com uma grande quantidade de micro-elementos como cálcio, ferro, prata e iodo.
O produto não é recomendado para pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da planta, já que ela contém neoplasmas malignos.
Mulheres grávidas e crianças também não devem usar esse produto.
As castanhas da Índia contêm esculina, substância tóxica na forma crua.
Algumas receitas que você mesmo pode fazer:
Suco de flores de castanha da Índia:
- Uma colher de suco fresco diluído em 200 ml de água.
- Beba um copo de suco diluído de flores de castanha 3 vezes ao dia. Faça isso 10 ou 15 minutos antes de comer. Ao tomar esse produto, você não apenas vai eliminar as hemorróidas, mas também normalizar o funcionamento do seu sistema digestivo.
Pomada de flores de castanha da Índia:
- Triture 10 g de flores secas de castanha da Índia e misture com 100 ml de azeite.
- Deixe a mistura repousar. Em seguida, coloque-a em um frasco de vidro com tampa e deixe em um lugar fresco e escuro por uma semana.
- Use a pomada para lubrificar as hemorróidas externas de 3 a 5 vezes ao dia. Sinta o efeito curativo após 2 ou 3 dias de tratamento. As dores e o inchaço vão desaparecer rapidamente.
5. Nadar, caminhar e correr
Um estilo de vida sedentário é um fator que pode levar ao aparecimento das hemorróidas. Muitos pacientes com esse problema acham que não podem fazer exercícios. Esse é um erro comum.
Durante o período mais crítico, não apenas é permitido como é necessário se manter ativo. O principal é saber que tipo de exercício fazer. Se o seu médico recomendar repouso na cama, obedeça, mas não pense que uma caminhada irá te fazer muito mal. Sempre pergunte ao seu médico se você pode fazer alguns exercícios, também enquanto estiver deitado.
Os tipos de atividades recomendadas para pessoas que sofrem de hemorróidas são geralmente caminhar, correr devagar e nadar, movimentos que dispersam o sangue, fortalecem o sistema cardio-vascular e, ao mesmo tempo, não fazem pressão nos músculos do abdômen e da pelvis.
4. Evite a leitura no banheiro
Ainda que pareça inofensivo, ficar sentado no banheiro durante muito tempo pode piorar as hemorróidas já existentes.
Além disso, não faça força; a pressão na cavidade abdominal aumenta e, desta forma, as veias podem ficar inchadas.
3. Faça compressas frias
Como o gelo tem um efeito anestésico, o frio pode ser uma excelente maneira de tratar a dor das hemorróidas. As baixas temperaturas fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que, por sua vez, faz com que o fluxo sanguíneo fique menos abundante, diminuindo as hemorróidas.
Para fazer uma compressa, coloque um tecido dobrado na água fria e coloque-o sobre os nódulos das hemorróidas durante alguns minutos. O esfriamento ajudará a aliviar a dor.
2. Beba mais água
Não beber água suficiente durante o dia é uma das causas do estancamento do sangue, que pode acabar levando ao surgimento das hemorróidas. A falta de água faz com que o sangue fique espesso, o que leva ao enfraquecimento de seu movimento através do sistema capilar do reto. Isso causa o aparecimento das hemorróidas. Portanto, é importante beber água com mais frequência e sempre levar uma garrafa na bolsa ou na mochila. Se você ainda não tem esse hábito, comece já.
1. Tome banhos mornos com sal
O sal é efetivo quando se trata de eliminar a dor, e pode ajudar a eliminar também as inflamações. Uma das maneiras mais efetivas para tratar hemorróidas é tomar um banho de sal:
1. Dissolva 500 g de sal em 2 ou 3 litros de água fervida.
2. Deixe a água esfriar para não queimar a pele.
3. A solução de sal deve ser colocada em um recipiente largo, onde for cômodo para se sentar e mergulhar a região anal. Fique sentado até que a água esfrie completamente.
O melhor é fazer isso antes de dormir. Repita este procedimento de 3 a 5 dias. Um banho de sal pode ajudar a eliminar as dores.
Conhece outras dicas? Compartilhe nos comentários!