Se você se acha o melhor cozinheiro do mundo por conseguir fritar ovos e fazer miojo, saiba que há mais segredinhos sobre a arte de cozinhar que podem te transformar em um verdadeiro Master Chefe!
Algumas informações preciosas podem eliminar erros que podem causar pequenos e até mesmo grandes estragos.
1 – Exagerou na dose de açúcar? O erro é achar que isso não tem solução!
Quem nunca errou na dose de açúcar na hora de preparar aquela sobremesa maravilhosa? Não precisa se desesperar e jogar tudo no lixo ou fazer o sacrifício de comer tudinho com um copo d’água do lado. Basta adicionar suco de limão até o gosto ficar equilibrado.
2 – Adicionar o molho ao macarrão somente na hora de comer
Para deixar o macarrão muito mais saboroso, basta cozinhar o macarrão até que ele fique 90% cozido e termine de cozinhá-lo com o molho e somente um copo de água.
3 – Não saber a quantidade de ingredientes antes de começar a fazer a receita
Parece bem óbvio, mas muitas vezes não seguimos essa dica simples e acabamos nos atrapalhando na cozinha. Meça todos os ingredientes e separe-os antes de começar a cozinhar. Assim, você evita panelas queimadas e estresse na cozinha.
4 – Nunca jogue água sobre óleo pegando fogo
Ao invés disso, desligue o fogão e, se possível, tente cobrir as chamas com a tampa da panela ou uma assadeira. Outra opção é jogar sal ou fermento sobre o fogo, já que o sal ajuda a absorver o óleo e o fermento interrompe o fornecimento de oxigênio na reação. Caso o incêndio tenha alcançado proporções maiores, o jeito é pedir ajuda aos bombeiros. Mas lembre-se: nunca jogue água, pois essa é a reação que acontecerá:
5 – Não afiar as facas
Com que frequência você afia as facas que usa na cozinha? Uma faca mal afiada fará você perder muito mais tempo na cozinha e faz com que cozinhar seja um pouquinho estressante.
6 – E por falar em facas, JAMAIS tente pegar uma faca enquanto ela cai
Outra coisa que parece óbvia, mas acontece com frequência. Quando vemos algo caindo, temos a reação imediata de tentar evitar que o objeto alcance o chão. Isso deve ser evitado com as facas, pois os acidentes podem ser sérios.
7 – Não há necessidade de mexer sempre
Ao menos que a receita peça para que você mexa os ingredientes o tempo todo, não há necessidade nenhuma. No caso da carne moída, por exemplo, deve-se mexer durante seu preparo para que ela não sofra alteração no gosto causada pelo cozimento não uniforme. Mas enquanto o arroz cozinha, por exemplo, mexê-lo não irá garantir um bom resultado!
8 – Fritar o peixe com muito óleo
Ao fazer isso, a carne acaba absorvendo o óleo e se quebrando facilmente. Para que o peixe fique firme e sequinho, passe óleo ou manteiga na frigideira e coloque papel-manteiga. Passe mais óleo em cima do papel-manteiga, aqueça e coloque o peixe pronto para fritar. A carne ficará dourada, com uma casquinha crocante e não grudará na panela.