Mesmo que a gente tente “garimpar” ao máximo, mobiliar um apartamento do zero requer um alto investimento financeiro. Por isso, quanto mais tempo os móveis e os eletromésticos durarem, melhor. Cuidados com materiais específicos, limpezas periódicas e ter atenção ao local de instalação são práticas que garantem mais durabilidade aos produtos.
Geladeira
- Ajuste a temperatura interna da geladeira entre 4 e 5º C.
- Certifique-se de que a borracha de vedação está adequada e limpa. Caso contrário, o ar frio vai vazar e fazer com que o eletrodoméstico gaste muito mais energia. Você pode lavar a borracha duas vezes ao ano, com escova e pasta de dente.
- Para funcionar corretamente, a geladeira deve ficar a uma distância mínima de 15 centímetros da parede.
- Não utilize produtos abrasivos para lavar gavetas e divisórias da geladeira, pois elas prejudicam o aparelho ao longo do tempo. Faça a limpeza interna com água quente e sabão neutro.
Congelador
- Faça o degelo do congelador quando as paredes do eletrodoméstico tiverem mais de 1 cm de gelo. O procedimento deve ser realizado para que o motor não fique sobrecarregado. Seja paciente e evite tirar o gelo com uma faca, ou acelerar o processo com um secador de cabelo. Tire o aparelho da tomada e aguarde.
Sofá
- Evite produtos químicos na hora da limpeza, pois eles podem sujar e danificar o tecido. Uma dica legal para tirar manchas é borrifar uma mistura de água, álcool, vinagre, bicarbonato de sódio e amaciante.
- Para evitar que seu sofá fique muito sujo ao longo dos anos, pense se não vale a pena cobrir o móvel com uma manta impermeável.
- Não deixe que estofados de couro ou sintéticos em locais que recebam luz direta do sol. Esses tipos de sofás e poltronas têm uma tendência maior de criar rachaduras por falta de hidratação. Chame um profissional para fazer uma limpeza adequada a cada seis meses.
Armários
- Tente não forçar as dobradiças das portas e evite bater objetos contra o armário.
- Usar produtos químicos como ceras ou óleos pode desgastar o armário. Por isso, prefira fazer a limpeza usando um pano úmido.
- Caso o guarda-roupa necessite de uma limpeza mais profunda, utilize detergente e retire o excesso do produto com um pano seco.
Fogão
- Não feche a tampa de vidro do seu fogão logo após utilizá-lo, pois ela pode estilhaçar devido à alta temperatura.
- Quando for cozinhar em uma panela pequena, não utilize as bocas grandes do fogão. Alimentos e líquidos podem acabar caindo da panela e entupindo as saídas das chamas.
Forno
- Para limpar o forno facilmente, espalhe bicarbonato de sódio, passe vinagre por cima e tire as manchas com a ajuda de uma esponja.
Microondas
- As teclas e os botões na parte exterior do microondas podem ser afetados com o uso de álcool ou outros produtos de limpeza. Utilize um pano com água e sabão neutro.
- Para fazer a limpeza interna, coloque cascas de limão dentro de um potinho de água. Em seguida, aqueça o recipiente no microondas por cerca de 3 minutos em potência máxima. O vapor da água com limão vai ajudar a “soltar” a sujeira e os restos de comida que estão no aparelho.
- Ao menos duas vezes por ano, limpe as entradas de ar do aparelho com a ajuda de uma escovinha de plástico.
Móveis de madeira
- A madeira pode ficar com uma aparência desgastada quando exposta diretamente ao sol. Por isso, evite colocar esses móveis em locais com uma forte incidência de raios solares.
- Por conta da umidade, não encoste completamente os móveis de madeira na parede. Procure deixar um vão de 3 centímetros para evitar mofos.
- Não arraste os móveis de madeira, pois isso vai desgastar a estrutura da peça e diminuir sua vida útil. Sempre conte com a ajuda de alguém para mudar o móvel de local.
- Para tirar a poeira do móvel, faça a limpeza usando uma flanela com água e sabão neutro. Mas atenção: não encharque o pano (lembre-se que água e madeira não se dão bem).
Móveis de fibra
- É preciso tomar certos cuidados para conservar móveis de fibras naturais, que são muito comuns nas áreas externas das casas. Tire o pó dos trançados a cada 15 dias usando uma escova de cerdas macias ou uma flanela, ambas secas.
- Em caso de manchas ou fungos, utilize uma escova de cerdas macias com uma solução de água e sabão neutro. A limpeza deve respeitar o sentido das fibras (ou seja, não faça movimentos circulares).
- Se o móvel for de fibra sintética, lave as peças semanalmente com água e sabão neutro. O acúmulo de sujeira ao longo do tempo é capaz de ressecar e partir as fibras.
- Quando estiverem fora de uso, cubra esses móveis com capas protetoras especiais para uso externo.