Em tempos de dinheiro curto e com a necessidade de preservação do meio ambiente, por que não usar a criatividade e fazer os mais variados tipos de móveis a partir de caixotes de feira? Afinal de contas, é um material acessível (você nem mesmo precisará comprá-lo), versátil e que não demanda muita experiência para que se transformem em peças lindas.
Material que você precisa para começar
Este é o passo a passo para quem tem um caixote de madeira crua e quer começar a trabalhar com ele. Depois de limpá-lo com um pano úmido, reúna os materiais listados para começar a fazer suas obras de arte:
- Martelos;
- Pregos;
- Lixa d’água;
- Pano úmido;
- Potes para a tinta;
- Tinta (pode ser a que você tem em casa: à base de água, óleo ou spray);
- Lixadeira e pincéis de vários tamanhos (só se tiver à mão, não é imprescindível).
Processo de preparação dos caixotes
Depois de limpar o caixote, é preciso usar o martelo para fixar bem algum prego ou grampo solto; coloque outros pregos para a peça ficar mais firme, se achar necessário. Prefira pregos curtos, para que não fique com as pontas fora da madeira. Depois disso, comece a lixar a madeira por dentro e por fora: isso é importante para que nenhuma farpa cause machucados.
Pintura
A pintura é opcional, mas deixa o caixote bem mais bonito e conservado por mais tempo. Você pode usar uma tinta que tenha em casa: à base de água, óleo, verniz ou spray. Todas elas funcionam muito bem, porque a madeira é bem absorvente. Caso seja preciso, dê uma segunda demão para ficar com a cor bem uniforme, e agora é só soltar a imaginação. A seguir, mostramos exemplos muito fáceis de fazer.
1. Estante
Após lixar e pintar, é preciso fazer a correta fixação das partes, caso deseje empilhar os caixotes para fazer um móvel grande. Para isso é preciso parafusos, chave de fenda, serra e furadeira. É importante colocar pelo menos dois parafusos de cada lado da madeira e cortar, com serra ou alicate, as pontas que sobrarem.
Depois de tudo bem fixado, você tem a opção de colocar rodas embaixo; elas devem ser parafusadas para ficar bem firmes. Essa prática estante pode servir para organizar tudo que você quiser e para embelezar a sua sala ou quarto. Um móvel lindo com um baixo custo, forte e muito resistente, já que esses caixotes são feitos para suportar muito peso.
2. Estante colorida
Pode ser fixada na parede ou colocada no chão, com apenas um caixote ou vários empilhados. Essas estantes são baratas, fáceis de fazer e ficam lindas em qualquer espaço. Você pode fazer uma de cada cor para ter um espaço mais divertido em casa ou em uma cor só para combinar com o ambiente ou se destacar, é só usar a imaginação e deixar as ideias fluirem.
3. Estante para flores
Aqui nesse modelo, dois caixotes foram pintados, pregados juntos e depois fixados na parede também com parafusos. Eles podem ser usados como um belo suporte para plantas na área, varanda ou parte externa da casa, ideal para quem tem pouco espaço. Sua casa vai ficar linda com o colorido das flores do jardim, afinal, quem não se encanta com tanta beleza?
4. Prateleira
Bem simples, somente lixadas ou com uma demão de verniz, as estantes podem ser fixadas na parede com o auxílio de parafusos grandes e buchas. Elas são ótimas para arrumar todo tipo de baguncinha, deixando a casa muito mais organizada. Muito fácil de fazer e de baixo custo, é um artesanato que vira terapia e que você pode fazer para relaxar da correria do dia a dia.
5. Estante de lavanderia
O caixote serve de prateleira para utensílios de lavanderia e pode ser colocado no chão ou pregado na parede. Substitui os armários comuns e como sua madeira é resistente pode ter contato direto com água e produtos de limpeza. Um toque mais rústico para essa parte da casa que muitos se esquecem de decorar, mas tudo com muito capricho.
6. Guarda-roupas
Uma boa opção para quem não quer gastar com um móvel de loja e deseja um modelo personalizado e dividido da forma que desejar. Ele funciona bem no quarto ou no closet e os caixotes podem ser fixados na parede ou parafusados uns aos outros. Sem as portas, fica muito mais fácil achar aquela peça que ficava perdida e você pode até aumentar o tamanho do guarda-roupa, caso haja necessidade, é só incluir mais caixotes.
7. Rack de TV
Dois modelos com a mesma ideia: unir madeiras de construção com caixotes; os dois ficam bem bonitos, só precisam de parafusos grandes para fixar bem as partes. Sua visita vai jurar que você comprou esse móvel tão estiloso e único em uma loja cara. Então, mãos à obra e use a criatividade para montar o rack da forma que desejar.
8. Caixa organizadora com rodinhas
A caixa é uma ótima ideia para guardar todo tipo de coisa, você pode colocar rodinhas embaixo e pintar da cor que quiser. O modelo da foto tem pintura branca que foi lixada para dar o efeito de envelhecido e aplicação de mosaico para ficar mais colorido. Um toque de criatividade e beleza em sua casa, sem gastar pilhas de dinheiro, só um pouco de tempo e muita imaginação.
9. Cama para pets
A partir de um caixote pintado, você pode fazer uma caminha para o seu animal com essa ideia fácil e barata. Só é preciso colocar uma almofada ou manta dentro e está pronto! Seu pet vai adorar tirar uma soneca na nova cama quentinha, principalmente por causa dos dias frios que vêm chegando. Afinal, o seu peludo merece, não é?
10. Criado-mudo
Esse criado-mudo foi feito somente com um caixote pintado e pés longos fixados embaixo com o auxílio de parafusos. Bem simples, estiloso e bonito, ele é muito funcional e combina com qualquer tipo de quarto. A cor pode ser mais sóbria ou uma que se destaque, se quiser que seja o centro das atenções. Faça hoje mesmo e receba muitos elogios pela peça.
11. Prateleira para lojas
Algumas lojas estão aproveitando os caixotes, que chegam com as mercadorias do fornecedor, para fazer lindas prateleiras que podem acondicionar tudo, já que são bem bonitas e versáteis. Uma forma econômica, com consciência ambiental de preservação (já que evita o uso das prateleiras de ferro ou plástico) e dentro de um estilo mais rústico, muito usado hoje em dia.
12. Estante de 2 alturas
As possibilidades são infinitas para o uso do caixote. Essa estante é perfeita para quem tem muita coisa para guardar e não tem muito espaço disponível. Só é necessário empilhar os caixotes, uni-los fixando bem com parafusos e colocar os pés, que podem ser comprados em loja de artesanato, depois é só organizar tudo que quiser nela. Sua versatilidade vai aguçar a sua criatividade e o céu é o limite.
13. Prateleira de cozinha com suportes
Essa prateleira fica bem interessante, porque a ideia foi a de unir dois caixotes e ainda aproveitar a parte de baixo para fixar suportes de papel toalha e papel alumínio. Uma verdadeira obra de arte, que pode ser copiada ou aprimorada, como a sua imaginação mandar. Em cozinhas grandes ou pequenas, é uma prateleira bem funcional.
14. Mesa de centro com vidro
A ideia de unir os caixotes de forma geométrica deu um efeito bem bonito, além do vidro em cima que deu à peça um belo acabamento e a deixou ainda mais chique. É importante colocar na parte de cima dos caixotes uma gota de cola quente ou de silicone, para que o vidro não escorregue e para evitar acidentes. Essa é uma mesa de centro que todos gostariam de ter, não acha?
15. Mesa de centro
Essa mesa de centro é mais simples, mas não deixa de ser superestilosa. O verniz deu um acabamento que a deixou bem brilhante e com aspecto envelhecido. Nela foram colocadas alças de um tipo de barbante grosso, que dá a impressão de ser um baú, deixando a casa com uma peça rústica que as visitas vão babar de inveja.
16. Estante estilizada
São apenas três caixotes que foram pregados na parede e deram um efeito bem bonito e diferente. Muito bom para quem tem pouco espaço e muita criatividade. Dá para usar em todos os ambientes da casa e guardar todo tipo de coisa: utensílios de cozinha, toalhas, brinquedos, produtos de limpeza, ferramentas e tudo mais que sua imaginação desejar.
17. Banco livreiro
Simples e funcional, você faz esse banco unindo dois caixotes com cola ou parafusos, depois cole em cima uma almofada bem fofinha e já está pronto. Uma peça coringa que se acomoda bem em qualquer cômodo da casa e até na varanda externa, além de ser pequena e caber em qualquer cantinho, é uma boa dica para deixar tudo bem organizado.
18. Armário de banheiro
Para quem quer praticidade e ainda gastar pouco, esse armário é bem prático, dá para guardar tudo e deixar o banheiro ainda mais bonito. Com um estilo mais minimalista, ele pode ser colocado em um cantinho e sua simplicidade acaba conquistando elogios de todas as suas visitas. Por ser simples, pode ser a primeira peça para você experimentar fazer. Que tal?
19. Sapateira
A sapateira é pequena e dá para guardar todos os sapatos bem arrumadinhos na entrada da porta ou na área de serviço. Caso queira que ela sirva para toda a família, é só fixar em cima ou dos lados mais alguns caixotes e deixar a imaginação mandar. Ainda tem como fazer uma sapateira para cada pessoa da casa, deixando tudo bem organizadinho em seu lugar. Não é uma boa ideia?
20. Embalagem para presente
Uma boa ideia para compor uma linda cesta de café da manhã ou para juntar vários presentinhos, fica linda e estilosa para presentear todo tipo de pessoa. Esse caixote menor, é do tipo que geralmente vem com frutas e pode ser encontrado em feiras e supermercados com facilidade e, se tiver sorte, pode até consegui-lo de graça.
21. Porta-toalhas
Esse caixote é fixado somente por cantoneiras de ferro e pode guardar toalhas no banheiro, em barbearias ou em salão de cabeleireiro. Tudo organizadinho e sempre à mão. Uma boa dica para deixar o ambiente ainda mais bonito e funcional. Veja que ele não serve somente para toalhas, você pode organizar todo tipo de coisa, que tal experimentar?
22. Puff
Esse puff é bem útil e fácil de fazer. Só é preciso o caixote, uma almofada e tecido. Com o caixote já pintado, envolva a almofada com o tecido e passe em volta da parte superior do caixote. Prenda-o costurando ou fixando na madeira com preguinhos ou tachinhas. A colocação de rodinhas embaixo é opcional.
Bônus: outras dicas com madeira
Suporte de tablet e celular
Sabe aquela tábua de corte que está velhinha, mas você está com pena de jogar fora? Não precisa mais, pois temos uma solução! Com apenas alguns materiais, você a restaura e ainda faz um acessório que vai te ajudar muito na cozinha, veja o que você precisa:
- Tábua de corte usada (ou nova);
- Cola quente ou cola universal;
- Ripa de madeira ou palitos de picolé;
- Pá de servir bolo ou de confeiteiro.
Com a tábua já higienizada, cole a madeira na base, ela servirá de suporte para o tablet ou celular. Cole a pá atrás, de forma que fique como um pezinho. Depois que a cola secar, é só aproveitar o seu novo e personalizado apoio, para acompanhar as suas receitas preferidas no seu tablet, no celular e até do seu antigo livro de receitas.
Tábua dobrável
Sabe aquela coisa chata que acontece quando você vai transferir a comida da tábua para a panela e tudo cai? Seu problema na cozinha pode ser resolvido com uma ideia simples e que você mesmo pode fazer: uma tábua dobrável. Veja os materiais e o passo a passo:
- Uma tábua simples, cortada ao meio ou duas tábuas pequenas;
- Cola quente ou cola universal;
- Duas dobradiças.
Para fazer é muito simples, leva apenas alguns minutos e dá tempo de fazer antes do almoço. Junte as partes da madeira, cole as dobradiças na parte central, deixe secar e pronto! Está feita a sua nova tábua de corte, que vai adiantar e muito a sua rotina na cozinha. Ela ainda vai ajudar você a ganhar muitos elogios pelos pratos fantásticos que vai fazer.
Porta-chaves
Que tal fazer um lindo porta-chaves reciclando madeiras que você tem em casa? Esse modelo foi feito com uma fatia de madeira, mas pode ser feito com quadros, porta-retratos ou outra madeira que estiver sem uso em casa. Veja o material:
- Madeira já limpa;
- Tinta e/ou verniz;
- Lixa d’água;
- Ganchos parafusos.
Limpe e lixe a madeira, pinte da forma que a sua criatividade mandar. Depois de seca, coloque os ganchos para pendurar as chaves e um na parte de cima para pendurar na parede. Já está pronto o seu porta-chaves lindo, barato e estiloso.
Quebra-cabeças
Uma ideia simples e que a garotada vai amar… quebra-cabeças de palitos de picolé. O material necessário é somente tinta, palitos e pincel. Arrume 4 palitos e pinte um desenho, que pode ser à mão livre ou copiado com papel carbono. Deixe secar e está pronto! Um brinquedo para a criançada que além de divertir, vai trabalhar a memória e a coordenação motora.
Porta-recados
Outra ideia para reaproveitar de forma divertida a tábua de corte usada é fazer um porta-recados. Para ele você precisa de:
- Cola quente ou cola universal;
- Elástico;
- Tábua de corte;
- Clips;
- Blocos de papel;
- Rolo de papel.
Esse é um kit básico, mas você pode criar vários modelos, de acordo com o material que tiver e a sua necessidade, só precisa soltar a imaginação. Passe o elástico no rolo e prenda como na foto, na parte de cima da tábua. Cole os clips e fixe os bloquinhos nele, prenda dos lados o elástico e a caneta ou lápis para fazer as anotações. Está aí o seu porta-recados, não ficou lindo?
Gostou das dicas que demos? Já fez algum artesanato com caixotes? Conhece mais alguma ideia? Conte para nós.