A vida é sempre imprevisível. Hoje você derrama vinho na camisa, amanhã perde um botão de sua blusa predileta, ou ainda, os sapatos começam a fazer calos nos pés.
Jogar fora suas peças favoritas por conta de pequenos detalhes não é algo que gostamos de fazer, e é por isso que o Maisvibes reuniu 20 dicas que darão mais uma chance às suas roupas, sapatos e até à sua aparência física.
- Eliminar das roupas as terríveis manchas na região das axilas é possível com suco de limão ou bicarbonato de sódio.
- Para evitar o surgimento de bolinhas em seu agasalho predileto, coloque-o dentro de um saco plástico e deixe-o na geladeira por 3 a 4 horas.
- Você pode eliminar a eletricidade estática da roupa esfregando-a com um guardanapo (sem umedecê-lo).
- Elimine pequenos amassados da roupa com a ajuda de uma chapinha de cabelo.
- Você pode tirar manchas de base para maquiagem com creme de barbear.
- Para alargar um pouco os sapatos que estão incomodando, coloque dentro deles sacos com água e deixe-os no congelador a noite toda.
- Para tirar mancha de vinho tinto, jogue em cima um pouco de vinho branco e de bicarbonato de sódio. Deixe secar por duas horas e lave a peça.
- Para que as botas não fiquem disformes ao serem guardadas, coloque dentro delas rolos feitos com revistas.
- Se você esfregar desodorante em stick na parte de trás dos pés, as tiras de calçados novos não vão lhe machucar.
- Para que uma jaqueta de couro fique mais macia, caminhe sob a chuva com ela, e deixe que molhe um pouco.
- É possível tirar manchas de batom vermelho usando laquê de cabelo.
- Se você perdeu a tarraxa dos seus brincos, use um pedacinho de borracha para recolocá-los.
- Para que os sapatos novos não provoquem calos nos seus pés, calce meias grossas, e depois, os sapatos. Em seguida, use um secador para jogar ar quente neles durante alguns minutos. Você pode repetir o processo várias vezes.
- Se você não consegue tirar o parafuso solto dos seus óculos, use um pincel de esmalte para unhas. Se for esmalte transparente, melhor :)
- Para eliminar imperfeições da camurça, use uma borracha.
- Tire bolinhas do seu suéter com uma lâmina de barbear.
- Se o zíper de alguma roupa ficou preso, tente lubrificá-lo com protetor labial. Outra opção é destruir suavemente a ponta de um lápis diretamente no zíper. Isso vai ajudar a lubrificar e a resolver o problema.
- Para deixar as partes brancas de um tênis bem limpas, misture um pouco de detergente comum com bicarbonato de sódio. Depois, com uma escova de dentes, use a mistura para limpar o calçado.
- Para que sua calça jeans não vire um problema na hora de calçar botas, faça o seguinte:
- Para que calças jeans escuras não percam a cor na primeira lavagem, despeje meio copo de vinagre destilado na lavadora quando for lavá-las.
Bonus
Nada mais comum do que abrir a geladeira e encontrar frutas e legumes em péssimo estado, queimados ou até mesmo podres. Além de gastar dinheiro, é uma pena ter que jogar comida fora.
Para acabar com isso, nós, do Maisvibes, trazemos algumas dicas que vão te ajudar a conservar os alimentos por mais tempo. Vamos lá!
Não lave os alimentos antes de guardar
Se você tem a mania de lavar frutas e legumes antes de guardar, vai precisar rever os seus conceitos. Você até pode limpá-los com um guardanapo de papel, mas nunca com água, para não perder a camada que os protege e que atrasa o apodrecimento.
Frutas e legumes preferem ambientes secos
A umidade facilita o surgimento de fungos. Seque bem os alimentos antes de guardar. Coloque toalhas de papel no fundo dos potes, elas ajudam a absorver o excesso de umidade.
Guarde os abacates em sacolas de papel
Um abacate verde é melhor conservado na temperatura ambiente e enrolado em jornal ou em uma sacola de papel grosso. Quando ficar maduro, leve à geladeira e coloque em um saquinho plástico.
Algumas frutas e legumes não devem ser colocados na geladeira
Tomates, pepinos e pimentões devem ser mantidos na temperatura ambiente. Na geladeira, os pimentões perdem o aroma e ficam moles, enquanto que os tomates e os pepinos ficam pegajosos.
As frutas e os legumes verdes devem ser mantidos fora da geladeira. Coloque-os na geladeira apenas quando estiverem maduros.
Enrole com um pedaço de plástico o final da banana
Em primeiro lugar, banana não combina com geladeira. Além disso, enrole um pedaço de plástico no final para conservá-la ainda mais.
Legumes descascados se conservam em água
Desse jeito, é possível conservar na geladeira as cenouras e o aipo, durante muito tempo. Coloque uma pequena quantidade de água e use potes de vidro ou de plástico.
Frutas e legumes na parte menos fria da geladeira
Quanto menor a temperatura, menos se conserva o aroma e o frescor. Para guardar os alimentos por mais tempo, deixe-os embaixo, onde é menos frio.
Algumas frutas e legumes não devem ser guardados e conservados juntos
Quando maduras, algumas frutas começam a eliminar gás etileno, por exemplo bananas, melões, mangas, tomates, etc. Alguns alimentos, como maçãs, berinjelas, cenouras e brócolis, amadurecem mais rápido sob seu efeito. Ou seja, melhor mantê-los separados.
Cebola e batata em diferentes compartimentos
Ao colocar cebolas e batatas no mesmo lugar, as batatas começam a brotar, o que é pior para o seu cozimento.
Alho e cebola gostam de escuridão
Por isso que nossas avós guardavam em bolsas trançadas. Eles podem ser mantidos em sacolas de papel com furos durante muito tempo.
O mesmo vale para as batatas
Não deixe as batatas onde bate sol. Melhor deixá-las em um lugar escuro e seco.
Coloque uma maçã junto com as batatas
As batatas ficam frescas por mais tempo.
Conserve os aspargos como um buquê de flores
Coloque-os em um copo ou vaso com água. Desta forma, eles ficarão frescos por muito mais tempo.
Brócolis e couve-flor adoram umidade
Você pode colocar na água, desde que troque todos os dias. Outra possibilidade é enrolar em uma toalha úmida.
Legumes precisam de corrente de ar quando estão ao ar livre
Não deixe-os em uma caixa fechada ou embaixo da pia, pois assim eles tendem a apodrecer mais rápido. A melhor alternativa são cestas de plástico ventiladas e colocadas em espaços onde o ar circula.
Enrole o aipo em papel alumínio
Essa é uma ótima forma de conservá-lo. Em um saco plástico, ele amolece e pode perder todo sabor.
Mantenha os tomates com a haste para cima
A parte mais frágil do tomate fica em volta da haste. Por isso, deixe essa parte sempre para cima.
As uvas devem ser mantidas em um saco plástico
Se as uvas ainda não estão maduras, coloque-as em um saco plástico e deixe na geladeira. Desta forma, elas ficam mais suculentas e frescas.