Ninguém gosta de encarar um temporal sem um guarda-chuva e acabar com os pés molhados. Quando isso acontece, além de o calçado ficar mais feio, ele passa a acumular fungos e pode deixar um cheiro muito desagradável tanto no sapato como nos nossos pés. Mas isso não precisa necessariamente ser assim.
Juntamos as melhores dicas que podem te ajudar a resolver esses problemas. Confira agora mesmo!
1. Cápsulas refrescantes
Purificadores de cheiro para sapatos em forma de cápsulas são uma grande invenção. Eles eliminam os odores e acabam com as bactérias, assim como absorvem a umidade e proporcionam um cheiro mais fresco aos calçados, principalmente aos tênis e às botas. E o melhor: duram muito tempo.
2. Palmilhas de feltro para manter os pés quentes e secos
Com as palmilhas de feltro natural você vai se sentir mais cômodo quando começar a chover. Além disso, o tecido mantém o calor. O ideal é fazer mais de um par, para não correr o risco de ficar sem.
3. Elimine as manchas brancas do sapato de couro
Para evitar o aparecimento de manchas brancas, o melhor é usar um creme especial ou óleo de rícino. Se elas já apareceram, siga esta dica:
- 200 ml de água;
- 1 colher de vinagre.
Misture a água e o vinagre em um pote e pulverize as áreas afetadas. Se for necessário, aplique a mistura em um guardanapo, deixe sobre a mancha durante 10 segundos e veja como o sapato fica como novo.
4. Tapetinhos quentes
Esses tapetes são um verdadeiro achado. Com uma pequena potência (50W), podem resolver muitos problemas, desde secar os sapatos até esquentar os pés. Além disso, podem esquentar o seu bicho de estimação no inverno.
Esses tapetes podem ser feitos com bambu ou com algum tecido resistente. A película térmica dentro do tapete esquenta em 10-15 minutos a 40ºC. Eles são bons porque secam vários pares de sapatos ao mesmo tempo.
5. Solas com aquecimento recarregável
Existem palmilhas recarregáveis que esquentam os sapatos e são um verdadeiro presente para quem tem frio nos pés. O tecido, resistente à água, mantém o calor produzido e a carga dura até 4 horas. Uma vantagem é a possibilidade de ajustar a intensidade do calor na parte que você mais precisa.
6. Areia para gatos ajuda a secar e neutraliza odores
Use areia para gatos. Ela é um ótimo absorvente de umidade e neutraliza cheiros. Além disso, ela ajuda a secar rapidamente os sapatos.
7. Secador não elétrico para sapatos
Este sistema para secar sapatos e luvas não precisa de eletricidade e pode ser levado para qualquer lugar. Basta ser colocado em um lugar ventilado que o ar seca tudo.
8. Banhos com sálvia e alecrim
- 1-2 colheres de sálvia seca;
- 1 colher de alecrim seco.
Coloque água fervendo em uma bacia e acrescente as ervas. Deixe que as propriedades passem para a água, espere esfriar e coloque os pés. O processo não vai levar mais do que 20 ou 30 minutos. Faça isso uma vez por dia.
9. Proteção contra a umidade em longas caminhadas
As pessoas mais experientes asseguram que colocar um absorvente higiênico no interior do calçado é um método é ideal para esquiar, fazer longas caminhadas e dar longos passeios ao ar livre. O resultado é sempre muito agradável: pés quentes e secos.
Não se esqueça de colocar a compressa com o lado absorvente para cima.
10. Acolchoado de silicone
Se os seus pés estão cansados de usar salto, essa dica vai te ajudar. Os acolchoados de silicone são uma excelente ferramenta para proteger os pés das bolhas.
11. Adesivos contra bolhas secas e úmidas
Sapatos novos muitas vezes causam bolhas nos pés. Este adesivo especial consegue absorver o líquido e cura as feridas.
12. Desodorante seco e manteiga de cacau contra bolhas
Para evitar machucados no calcanhar e nos dedos dos pés ao usar um sapato novo, use um desodorante seco (roll on), óleo de bebê, vaselina ou manteiga de cacau. Isso irá reduzir a fricção e vai proteger as áreas abertas da pele.
13. Cera
A cera de abelha é um dos melhores produtos para manter os sapatos secos, até mesmo em épocas de muita chuva. O método é muito eficiente. Você vai precisar de:
- cera de abelha;
- uma escova de dente velha;
- um secador de cabelo.
Limpe e seque o sapato. Quando o calçado estiver completamente seco, derreta a cera.
Aplique com a escova de dente de maneira uniforme sobre todo o sapato. Em seguida, use um secador de cabelo para derreter a cera sobre o sapato, alisando as partículas grossas com a escova.
Veja o resultado!
14. Banho com cítricos e bicarbonato de sódio
Os banhos com limão ou laranja e bicarbonato de sódio são um ótimo antisséptico. Em épocas muito úmidas os pés também costumam ficar muito fechados, fazendo com que as unhas e a pele precisem de um estímulo sanguíneo. Além disso, este método ajuda a eliminar o mau cheiro.
15. Eliminar manchas brancas da camurça
A camurça deve secar em temperatura ambiente. Em seguida, elimine a sujeira com uma escova própria para este tecido. Confira esta dica:
- água com sabão;
- 2-3 gotas de amoníaco.
Com uma esponja, elimine a sujeira com a solução, tire a espuma e limpe os sapatos com uma mistura de vinare e água (1-2 colheres por cada litro).
16. Talco
Coloque um pouco de talco dentro do sapato. Isso vai ajudar a manter os seus pés secos, além de evitar o suor e o surgimento de cheiros desagradáveis.
17. Ambientador caseiro e antisséptico
Você mesmo pode fazer este spray refrescante usando uma mistura de hamamélis anti-inflamatório e óleos essenciais diluídos em água.
18. Uma gambiarra que funciona
Esta invenção simples com tubos de plástico e um secador de cabelo vai te ajudar a secar os 2 sapatos ao mesmo tempo. O importante é que você coloque o secador no modo frio.
19. Banho de chá para os pés
O chá preto ajuda a curar inflamações, bolhas e arranhões. Além disso, esses banhos são importantes para reduzir o suor e tonificar a pele.
20. Palmilha bactericida de cedro
Essas palmilhas são muito boas porque são elásticas. Elas neutralizam cheiros desagradáveis porque liberam óleo essencial. Sua função antisséptica é muito importante contra fungos e bactérias. O inconveniente é que é difícil encontra-las no comércio.
21. Vela impermeabilizante
Se você precisa urgentemente proteger os sapatos da umidade, use uma vela e esfregue-a no couro. Depois, use um secador de cabelo e pronto.
Se você conhecer mais dicas, compartilhe nos comentários
Bônus
9 Erros que podem transformar a limpeza da casa em um desperdício de tempo
9. Despejar o produto de limpeza na superfície
É correto aplicar os produtos de limpeza em um pano e não na própria superfície. Assim, por exemplo, se aplicar o produto para polimento diretamente no mobiliário, estes ficarão pegajosos e, depois de algumas horas, a poeira vai se assentar e grudará neles.
8. Reutilizar roupas velhas como trapo
Não reutilize roupas velhas e outros panos velhos para remover a poeira. Para fazer isso, é melhor usar flanelas especiais; elas são muito mais macias, não soltam fios nem fiapos e não se desfazem.
7. Usar espanadores
Essas plumas, que são agradáveis ao toque, geralmente ficam ótimas nos filmes. Mas, na realidade, esse artifício só consegue levantar poeira, a qual, depois de um tempo, voltará para o mesmo lugar. É melhor usar um pano de microfibra.
6. Usar muito produto de limpeza
Alguns seguem a regra “quanto mais, melhor”, mas isso não funciona no caso de produtos químicos domésticos. Usar muito pode causar danos à nossa saúde, e não limpará melhor. É aconselhável limpar com mais frequência, para que não tenha de recorrer a uma grande quantidade de produtos de limpeza especiais.
5. Colocar a louça de maneira inadequada na máquina
Os pratos grandes e pequenos serão mais bem lavados, se forem colocados de frente para o centro da máquina, e não em uma só direção.
4. Misturar produtos químicos diferentes
Ao misturar produtos químicos domésticos, mesmo acidentalmente, você não está apenas colocando os objetos em perigo, mas também sua saúde. As substâncias presentes nos produtos de limpeza podem reagir à mistura e isso pode ser muito prejudicial.
É especialmente prejudicial misturar alvejante com álcool, vinagre com amônia, bem como vários produtos para desobstruir os ralos e tubulações.
3. Utilizar produtos inadequados
Por exemplo, usamos produtos de limpeza que contêm água sanitária e amônia nos azulejos coloridos. Ao longo do tempo, as juntas vão descolorir. É melhor comprar um item suave, que não prejudique esse tipo de material.
2. Limpar as janelas num dia ensolarado
Se o que você quer é que a limpeza de suas janelas seja mais eficiente e simples, é melhor fazer isso em um dia nublado, para que não fiquem vestígios de gotas de água. O importante é que não chova, pois isso pode arruinar todo seu trabalho.
1. Cuidar de forma incorreta das superfícies de acrílico
Para uma banheira de acrílico permanecer bonita, você pode limpá-la com um detergente ou sabonete líquido. Não é necessário colocar luvas e ventilar o objeto por um longo tempo, como seria o caso se você usasse produtos químicos mais ’agressivos’.