O que poderia ser mais doce do que um pai que ama sua filha? Talvez um que se importe mais com ela do que com a mãe dela. No entanto, muitas vezes acontece que os pais mostram pouco interesse em criar a filha, porque eles simplesmente não sabem como fazê-lo ou por onde começar. Bem, aqui estão quase duas dezenas de regras simples, mas eficazes, compiladas pelos autores de uma revista para pais jovens.
Lave os pratos você mesmo
Cozinhe, esfregue o chão, lave as roupas: sua filha deve ver que o homem pode fazer tudo isso, e que isso é algo normal de família. O mesmo vale para as brincadeiras: não hesite em participar dos jantares ou assistir aos “casamentos” dos bonecos. A felicidade da sua menina é mais importante que os estereótipos.
Passe seu tempo com ela
O conselho mais importante para ser um pai atencioso: comece desde o nascimento. Troque fraldas, carregue, passeie, brinque. Por exemplo, o pai de uma grande família na Inglaterra regularmente organiza provas de comida às cegas com suas filhas para transformar o jantar da família em uma aventura.
Responda a todas as suas perguntas
Esqueça a frase “pergunte à mamãe”. Papai também tem que responder. E se a filha perguntar algo que você não conhece? Se este for o caso, encontrar a resposta juntos é ainda melhor.
Quanto mais responsabilidades você assumir, melhor
Uma mulher que deu à luz também não aprende tudo o que precisa para ser mãe em um dia. Ela está aprendendo. Você também deve fazer o mesmo. Portanto, não perca a oportunidade de trocar a fralda ou carregar em seus braços a criança que tem cólica. Quanto mais você fizer, melhor.
Chame as partes do corpo pelo nome
Estudos mostram que crianças que desde cedo sabem como as partes do corpo são chamadas não têm problemas quando se trata de entrar em contato com médicos. Segundo Laura Palumbo, especialista do Centro Nacional de Recursos para a Violência Sexual dos EUA, usar os termos corretos ajuda a criança a entender melhor e a aceitar seu corpo, fortalece seu relacionamento com os pais e afugentar possíveis pessoas mal intencionadas.
Ensine sua filha a jogar futebol
Ou trabalhar com a serradeira elétrica: isto é, você deve compartilhar seu hobby com sua filha. Ela vai se sentir orgulhosa e um pouco superior a outras garotas. Se o pai gosta de algo, se ele ama seu trabalho, a menina copia essas qualidades e também procurará uma ocupação que a estimule.
Ofereça ajuda à sua esposa, não espere que ela lhe peça
É muito comum as jovens mães não saberem pedir ajuda corretamente. Muitas vezes não conseguem entender o que está acontecendo. Neste caso é preciso agir. Não pergunte se está precisando de ajuda: cuide do bebê, dê à sua esposa a chance de tomar um banho tranquilo ou ir ao consultório médico. Se neste momento não se envolver na vida da sua menina, você ainda será um pai que às vezes passeia com a filha só no aos finais de semana.
Dance com ela sem esperar pelo dia do seu casamento
O papai é o primeiro homem na vida de uma garota. E se ele cuidar dela, ela cuidará de si mesma e, além disso, saberá que sempre poderá contar com o seu “herói”.
Seja pai durante a semana inteira, não só aos finais de semana
Apesar de isso estar mudando, o cenário mais comum nos dias de hoje é o pai sair para trabalhar e a esposa ficar em casa com o bebê. À noite, depois de um longo dia de trabalho, muitas vezes você não tem forças suficiente para ser pai. Mas o fato é que sua esposa também fica exausta durante o dia. Então a paternidade, como a maternidade, é uma ocupação com o horário 24/7.
Se a mamãe vai com ela às aulas de natação, vá também
Não tenha medo se não houver outros pais lá. Isso é um erro. A participação do pai em grandes eventos na vida do seu filho — como levá-la à natação — é muito importante. Além disso, saber o tamanho de seus pés, roupas e outros pequenos detalhes sobre sua criança é muito útil e, sem dúvida, será valioso.
Recuse gentilmente se sua menina pedir para você se casar com ela
Entre 3 e 6 anos, sua filha pode lhe pedir “em casamento”. Recuse muito gentilmente. Papai é o primeiro homem a quem a garota demonstra sua feminilidade. Quanto mais velha ela fica, mais situações delicadas podem surgir. Os pais muitas vezes sentem-se envergonhados, afastam-se e às vezes rejeitam as filhas, o que afeta a autopercepção e a autoestima da menina.
Ensine-lhe controle e disciplina
Essas são as coisas que o pai deveria ensinar. Segundo os psicólogos, o melhor momento para aprendê-las é justamente nas brincadeiras da menina com o pai. As crianças tendem a obedecer mais aos pais, tentando cumprir as regras estabelecidas por eles. A relação especial da filha com o pai deve-se à diferença nos sexos e ao fato de que a atenção dele é geralmente mais escassa (ele passa muito tempo no trabalho e menos em casa).
Não hesite em beijá-la
Não tenha medo de parecer muito sensível. Mostrar sensibilidade é bom para a saúde psicológica (sua e da sua filha). Mime-a, curta seu sucesso, como o coração manda, sem prestar atenção aos preconceitos de gênero. Não há nada de terrível em um sorriso sincero ao ver a flor que ela pintou para você.
Envolva-se em assuntos que exigem mais do que sua força
Acredita-se que o pai seja uma pessoa que sabe como abrir o que não abre, levantar algo pesado e correr para a farmácia à noite. Mas, de fato, a gama de cuidados parentais é muito mais ampla. Você pode acalmar o bebê na clínica durante e após a vacinação, escolher brinquedos na loja ou soprar batatas quentes demais durante as refeições. Você pode fazer tudo!
Trate sua filha como uma pessoa
Ouça-a quando ela quiser dizer alguma coisa (embora a criança ainda não saiba como). Não a ignore. Deixe sua filha expressar seu amor e carinho. Não reprima sentimentos negativos, não dê ordens ou a ameace. Em poucas palavras, seja um homem, não um observador rigoroso que resmunga de vez em quando ou se torna uma ameaça, o que a faz constantemente recorrer à mãe cansada.
Carregue-a em seus ombros
Enquanto não pesar muito e estiver tudo bem com suas costas. E se a sua filha ainda for pequena demais, não se envergonhe de usar um carrinho de bebê ou um arnês. Os especialistas há muito já mostraram que isso favorece a conexão psicológica entre pai e filha.
Ensine-a a aceitar um não
Nas palavras do empresário e pai Jia Jiang em sua conferência no TEDx, quando somos pais tentamos fazer todo o possível para que a criança esteja satisfeita consigo mesma, mas, na verdade, precisamos trabalhar para que a filha entenda: se alguém lhe negou algo, não significa que essa pessoa a rejeite. Significa apenas que recusa o seu pedido.
Conheça seus direitos
Lembre-se de que você pode tirar licença parental (em alguns países, férias não remuneradas de até 5 dias e férias anuais imediatamente após o nascimento, independentemente de quanto tempo você trabalha na empresa).
Quais seriam os seus conselhos para os homens que criam uma filha?