Independente da pessoa ser muito tímida ou a maior extrovertida, todos no mundo podem fazer uso de algumas dicas para conseguir resultados específicos através de interações com outras pessoas.
Essas dicas fazem uso da psicologia básica que acabará lhe dando vantagem em qualquer situação social. Sem mais delongas, vamos ver agora 15 dicas psicológicas simples mas que realmente funcionam:
15 – Se você quiser fazer alguém se sentir desconfortável, olhe para o meio da testa da pessoa durante uma conversa
Funciona. Teste e depois conte pra gente!
14 – Se alguém com quem você está conversando está tentando evitar responder a uma pergunta, apenas faça uma pausa na conversa enquanto mantém seus olhos fixados nos dela
Ela se sentirá desconfortável e continuará falando. Talvez, ela até revele mais detalhes ou digam a verdade (se estiverem mentindo), já que seu silêncio e seu olhar são sinais que comunicam que você já conhece a verdade.
13 – Se você quiser ficar mais próximo de alguém (por exemplo, no trabalho), basta pedir a essa pessoa que lhe diga / explique algo, mesmo que você saiba a resposta
Isso sem dúvida irá mudar em geral a atitude da pessoa com você, já que ela perceberá que você é alguém curioso e um bom ouvinte.
12 – Ao fazer uma pergunta, mexa a cabeça em afirmação sutilmente
Muito provavelmente, você receberá uma resposta afirmativa. Fique atento: esse truque costuma ser usado por funcionários de restaurantes para fazer com que os clientes comprem mais coisas.
11 – Se uma pessoa está muito concentrada em um trabalho (por exemplo, no meio de uma conversa telefônica séria), você pode estender sua mão para que ela te dê o que estiver segurando no momento
E ela provavelmente não se lembrará mais tarde. O truque funciona ao contrário também, já que você dar algo a elas sem elas sequer perceberem.
10 – Você pode dizer a alguém que a pessoa não pode ou não conseguirá fazer algo
Muito provavelmente, ela irá se esforçar muito para provar que você está errado.
9 – Se você começar a concordar com a cabeça apenas um pouquinho durante uma conversa, a pessoa com quem você está falando ficará mais atenta às suas palavras, mesmo sem perceber por quê
8 – No momento em que seu despertador tocar, se levante por um segundo, dê uns socos no ar gritando “SIM”, como se você fosse um jogador de futebol que acabou de fazer um gol.
Pode parecer bizarro, mas linguagens corporais de vitória realmente proporcionam uma sensação de força e confiança, permitindo que você não volte para a cama.
7 – Se uma pessoa tentar criar intriga discutindo ou fazendo escândalo para cima de você, apenas responda com algo positivo ou ternura
Provavelmente a pessoa irá enlouquecer por não conseguir levar você ao nível dela ou até mesmo parará com a intriga.
6 – Se você trabalha em uma equipe e um dos membros é realmente preguiçoso, não delegue tarefas dizendo “faça isso”
Substitua a frase por “comece com isso”. Psicologicamente, parecerá que há menos trabalho porque sentirão começando com algo pequeno. E então, depois que terminarem a atividade, use as palavras “Muito bom. Continue”. Nesse caso, há uma alta probabilidade de que eles concluam a tarefa com êxito e cada tarefa subsequente se torne mais fácil, porque psicologicamente percebem que há pouco trabalho.
5 – Se você tiver que falar em público, não se esqueça de levar uma garrafa de água com você
Se der branco, beba alguns goles e ninguém notará que a pausa foi causada pelo fato de você ter esquecido o que ia falar.
4 – Se alguém está olhando para você no metrô, olhe para os pés da pessoa
Pode parecer estranho, mas confie. A pessoa se sentirá bastante desconfortável.
3 – Se você tem algum problema com alguém, mas não quer acusá-lo(a) de algo diretamente, mude o modo de falar
Por exemplo, substituía a frase “você não fechou a janela” por “a janela ficou aberta”.
2 – Se você não conseguiu ter uma boa noite de sono, diga a sua mente o contrário
Pode parecer estranho, mas se você está completamente confiante do que diz, você se sentirá energizado. Palavras realmente tem poder.
1 – As pessoas lembram mais do que aconteceu no começo e no final do dia
As coisas que aconteceram entre esses dois pontos no tempo geralmente são mais difíceis de lembrar. Portanto, ao definir o horário de uma entrevista de emprego, tente marcar um horário muito cedo ou muito tarde para garantir que o empregador se lembre de você com mais facilidade.