De forma geral, as crianças gostam muito de criar coisas com as próprias mãos. E quando o resultado é bonito e útil, melhor ainda!
O Maisvibes reuniu 15 ideias fáceis de fazer, mas que nem por isso deixam de ser interessantes. São opções que podem deixar seu filho entretido durante todo o dia, e, ao mesmo tempo, alternativas melhores do que deixá-lo em frente à TV. Você não acha?
Avental colorido
Tudo que você precisará é de um avental de apenas uma cor e tintas especiais (para pintura em tecido ou acrílica à base de água). Depois, é só soltar a imaginação e pintar o avental não apenas com pincéis, mas também com as mãos e até mesmo com os pés.
Enfeite colorido
Com um aro e barbantes grossos e coloridos, seu filho poderá criar um enfeite como este.
Chaveiros com impressões digitais
Recorte corações de argila, deixe suas impressões digitais, faça um orifício para o anel do chaveiro e leve ao forno. Depois, você pode pintar o chaveiro como preferir.
Até mesmo as crianças menores podem fazer isso
Simplesmente amarre uma ponta de um fio ou barbante e deixe que seu filho coloque as miçangas. Depois, amarre a outra ponta.
Suporte para anéis
Com argila polimérica e uma bola de tênis, seu filho pode fazer um suporte para anéis que será único e exclusivo.
Caneca exclusiva
Você precisará apenas de uma caneca de uma cor só e tintas especiais para cerâmica. Você terá uma xícara muito original criada pelo seu filho!
Porta-copos
Seu filho pode criar um porta-copos usando palitos de picolé.
Almofadas
Usando cola e tintas especiais, você pode fazer almofadas com estampas exclusivas.
Potes coloridos
Usando cola e corantes comestíveis, é possível fazer potes coloridos.
Porta-velas coloridos
Estes porta-velas coloridos são feitos usando sal grosso, corantes comestíveis e cola.
Vela original
Peça que seu filho desenhe algo sobre um pedaço de papel seda. Depois, envolva a vela no papel e use um secador. Também é possível desenhar diretamente na vela com hidrocor (nesse caso, o desenho irá durar menos tempo).
Sais de banho
Misture sal marinho com essências aromáticas e um pouco de corante comestível. O resultado será um excelente sal de banho.
Sino de vento
Você pode fazer um com chaves velhas das quais não precisa mais. Apenas pinte-as e pendure-as.
Bolsa de praia
Usando uma batata e tinta acrílica, você pode fazer uma bolsa colorida.
Ímãs de massa
Prepare uma massa simples, decore com figuras variadas, espere que elas sequem, pinte-as e cole um ímã em cada uma delas. Muita diversão com pouco dinheiro.
Bonus
À medida em que as crianças vão crescendo, os pais precisam estar dispostos a tentar de tudo para explicar a eles questões cotidianas, como amarrar os sapatos ou distinguir as cores umas das outras. E para isso, a criatividade pode ajudar bastante.
Neste post, o Maisvibes reuniu ótimos exemplos que serão muito úteis aos pais na educação de seus pequenos aprendizes.
Cores
Use cartolinas coloridas para recortar quadrados de 8×8 cm. Compre prendedores de roupa e pinte-os com as mesmas cores. Depois, ensine seu filho como fazer os pares entre os prendedores e os quadrados de cartolina.
ADVERTISEMENT
Amarrar os cadarços
Em um pedaço de papelão ou cartolina não muito grande, desenhe sapatos. Com a ajuda de uma tesoura, faça furos no desenho e passe os cadarços por eles. Agora, em qualquer momento, a criança poderá pegar o papelão e treinar a amarração dos cadarços.
O sistema solar
Transforme pedacinhos de frutas em planetas e posicione-os como mostra a foto acima. Assim, a criança fará um lanche saudável e aprenderá sobre o sistema solar ao mesmo tempo.
Pequeno abecedário
Para que seu filho aprenda o alfabeto mais rapidamente, faça para ele este divertido abecedário. Pegue dois botões grandes para formar as “capas” do livro. Corte em papel uma cadeia de círculos do mesmo tamanho que os botões. Em seguida, escreva as letras sobre as páginas do pequeno livro. Dobre da forma como mostra a imagem e cole a primeira e última páginas nos botões. Simples assim!
Matemática com Lego
Com a ajuda deste lendário jogo de blocos, é fácil explicar as definições e operações básicas de matemática. Por exemplo, as divisões, somas, frações e números inteiros.
Brincando com a luz
Com plásticos coloridos, você pode construir uma lente reflexiva. Assim, é possível aprender não apenas as cores básicas, mas também suas sombras e diferentes tonalidades.
Experiência química
Pegue 2 bexigas, uma vela, fósforos e água. Encha a bexiga e mantenha-a sobre uma vela acesa para mostrar às crianças que o fogo faz com que estoure. Em seguida, encha a segunda bexiga com água, amarre-a e aproxime-a da vela. A bexiga cheia de água irá resistir ao fogo. Explique à criança que a água no interior absorve o calor gerado pela vela. Por isso, a bexiga não queima e, portanto, não estoura.
Um quilo, uma libra e uma onça
Graças a esta demonstração, seu filho irá memorizar mais facilmente as unidades de peso. Pegue bolsas com fechos herméticos, escreve em etiquetas coladas nelas as unidades de peso (quilogramas, libra, e assim sucessivamente). Encha-as com arroz. Peça que a criança compare os sacos com arroz e sua relação com as diferentes unidades de peso escritas nas etiquetas.
Ensine seu filho a desenhar com a ajuda dos números
Um bom método para despertar o interesse das crianças por matemática e ainda estimular sua criatividade e se divertir é sugerir que elas desenhem com números, complementando as linhas. É uma técnica fácil e indicada para todas as idades, até para as crianças menores.
Hora certa
Este método usa adesivos no relógio para ajudar as crianças a entenderem o que precisam fazer e quando fazer. Os menorzinhos podem realizar tarefas por conta própria, seguindo uma rotina de atividades.