Frutas e legumes são tão comuns em nosso cotidiano que muitas vezes nos esquecemos de que deles brotam mais frutas e legumes novinhos em folha!
É bem curioso ver o que acontece quando deixamos de consumir esses alimentos no tempo certo – um show da natureza!
1 – Uma nova maçã surgindo
2 – Salada de morango
3 – Uma mini árvore em um repolho?!
4 – Faz sentido
5 – O abacate parece ser o vaso perfeito
6 – Batatas
7 – Coco
8 – Que meigo
9 – Pé de limão nascendo
10 – Mamão
11 – Pimentões nascendo dentro de um pimentão
12 – Abóbora
13 – Essa alcachofra é uma obra de arte!
14 – Nem as sacolas seguram!
Bônus
13 Imagens mostrando como coisas do cotidiano ficaram irreconhecíveis desde sua criação
1 – Televisão
A primeira produção em massa de televisores foi criada na Alemanha em 1934. Uma grande caixa de madeira com uma pequena tela e uma imagem difusa costumava custar ao comprador uma fortuna!
2 – Óculos de sol
Os primeiros óculos de sol foram destinados a protegê-lo não do sol, mas da chamada “cegueira de neve”.
O clima Ártico é um ótimo local para sofrer desta doença: atmosfera clara, alto grau de radiação ultravioleta e o grande poder refletor da neve facilita a chegada direta dos raios do sol aos olhos. Assim, surgiu um óculos feito de marfim, madeira ou outros materiais, que deixava uma pequena fenda para a visão!
3 – Câmeras digitais
Estamos acostumados a ter uma câmera sempre na palma da mão. Mas, em 1975, você teria que usar um dispositivo pesando 4kg, equipado com fitas cassetes e baterias. Aliás, esta primeira câmera digital foi alimentada por 16 baterias!
4 – Papel higiênico
O papel começou a ser usado para fins sanitários e higiênicos na China, cerca de 589 aC. Mas o papel higiênico só começou a ser produzido comercialmente em 1857 (naquela época, costumava ser cortado em quadrados e embalado em fardos). Quanto aos primeiros rolos de papel higiênico que mais ou menos se assemelhavam ao que temos agora, eles apareceram na década de 1880 na Grã-Bretanha.
5 – Máquina de lavar roupas
Em 1851, o norte-americano James King patenteou a primeira máquina a usar um tambor, mecanismo que ainda hoje é utilizado, mas, a única diferença, era que a máquina era movida à manivela. Mais tarde, 1858, foi patenteada, a primeira máquina rotativa, por Hamilton Smith.
Em 1874, William Blackstone construiu um presente de aniversário para a sua mulher – uma máquina de lavar roupa que consistia numa tina com uma tábua de madeira e seis estacas, cuja manivela empurrava a roupa suja entre as mesmas, enquanto passava água e sabão.
6 – Meias
Elas apareceram pela primeira vez no Egito, no século III aC. O estranho espaço entre os dedos é explicado pelo fato de que os antigos egípcios usavam suas meias com sandálias.
7 – Furadeira
Muito antes da broca elétrica ter sido inventada em meados do século 19, as brocas manuais foram usadas na Roma antiga.
8 – Absorvente interno
As mulheres têm usado tampões desde a antiguidade, mas essas primeiras variações estavam longe dos produtos de higiene encontrados nas prateleiras das lojas hoje. Em culturas diferentes, os tampões costumavam ser feitos de papiro, lã, papel ou samambaia e eram frequentemente presos com ligaduras.
Os tampões modernos de algodão só foram inventados na década de 1930.
9 – Coletes salva-vidas
No início do século 20, os coletes salva-vidas eram extremamente impopulares, porque se pensava que impediam o movimento. Olhando para a foto, é fácil entender o porquê!
10 – Patins
Em 1750, um belga chamado Joseph Merlin teve a ideia de construir patins que pudessem andar no solo assim como os patins de gelo deslizavam no gelo.
11 – Calculadoras
As primeiras calculadoras (conhecidas como aritmômetros) só podem realizar 4 funções: adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disso, a qualidade dos cálculos dependia não do dispositivo, mas da precisão da pessoa que os executou.
12 – Babá eletrônica
Um dispositivo que pudesse deixar a mamãe um pouquinho mais longe de seus bebês não é algo tão atual assim. Porém, quando a ideia surgiu, não era nada muito prático.
13 – Disco rígido
60 anos atrás, o primeiro disco rígido foi apresentado ao público. Pesava mais de 6kg e tinha apenas 5 MB de memória. Hoje mesmo os celulares mais simples podem armazenar 10 vezes mais dados!