Quase ninguém gosta de fazer faxina. É por isso que as dicas que aceleram e deixam o processo mais fácil sempre são bem vindas.
Se você adora manter a casa limpa e arrumada, não deixe de ver estas dicas que trazemos hoje. Diga ’adeus’ ao pó e à sujeira e aplique os seguintes conselhos na sua casa.
14. Sabão líquido
Siga este conselho e substitua o sabão normal por sabão líquido para lavar as mãos. O sabão normal costuma conter gordura e óleos e a espuma não é tão eficiente para limpar. Além disso, a espuma do sabão líquido não fica impregnada no rejunte do azulejo.
13. Lava-louças
Nem todo mundo sabe, mas é possível lavar muito mais do que pratos e talheres na máquina. A lista de possíveis objetos inclui: pentes, grades de forno, prateleiras de geladeira, brinquedos de metal e de plástico e até mesmo flores artificiais.
12. Persianas
Para eliminar rapidamente o pó das persianas, use uma meia. Simplesmente coloque a meia na mão e ajuste da melhor maneira para enfiar os dedos entre as grades.
11. Prateleiras da geladeira
Cubra as prateleiras da geladeira com papel filme. Dessa forma, a limpeza será muito mais fácil, principalmente se algum pote estiver sujo na parte de baixo.
10. Rolo para a roupa
Com a ajuda de um rolo para a roupa você pode limpar não apenas ternos e vestidos, mas outros objetos da casa, como luminárias, móveis e estantes.
9. Suporte para facas
Nunca nos esquecemos de lavar os pratos, mas quase nunca pensamos no suporte de facas. Nele também se acumula muita sujeira. Você pode usar um aspirador ou até mesmo um secador de cabelo, jogando a sujeira acumulada para fora.
8. Cortinas de chuveiro
7. Bichos de pelúcia
Coloque os bichos em uma sacola, acrescente um copo de bicarbonato de sódio (duas colheres por cada bichinho), prenda e mexa bem, de preferência ao ar livre. Para que o efeito seja mais intenso, coloque os bichos antes no congelador — mais ou menos 30 minutos. O bicarbonato ajuda a sugar a sujeira dos bichos. Ao final, tire-os da sacola, sacuda para eliminar o bicarbonato e use um aspirador.
6. Limpeza de lugares de difícil acesso
Às vezes, até mesmo as pontas mais finas dos aspiradores de pó não conseguem alcançar os cantos. Esse problema pode ser resolvido com um cilindro de cartolina, ou mesmo com o rolo do meio do papel higiênico. Coloque no aspirador de pó e molde da maneira mais indicada.
5. Esmalte para unhas
Potes de metal sobre a pia podem deixar manchas de oxidação. Para evitar este problema, aplique um pouco de esmalte transparente de unhas.
4. Ar condicionado
Após varrer e antes de começar a limpeza ’úmida’, ligue o ar condicionado para que seu filtro sugue o pó que fica no ar.
3. Garrafa de plástico e fita adesiva
Para limpar mais rapidamente as almofadas dos sofás, ou mesmo outros móveis, use um rodo, uma garrafa de plástico e uma fita adesiva dupla face. Diga ’adeus’ aos pelos e à sujeira.
2. Tigela de comida para animais
Os bichos não prestam atenção em limpeza ou em sujeira. Muitas vezes, eles arrastam a tijela de comida pela casa, deixando restos por toda parte.
1. Grape fruit com sal
Metade de um grape fruit com sal grosso é a melhor maneira de limpar a pia e o banheiro. Pode confiar.
Bonus
Quando decidimos mudar a decoração de casa não sabemos muito bem como aproveitar os espaços, ainda mais se o apartamento for pequeno. Que cores usar e que móveis colocar para que o ambiente não pareça pequeno e continue bonito e acolhedor?
Confira as dicas que trazemos hoje e monte você deixe o espaço bonito e funcional.
Escolher móveis leves
Ao escolher novos móveis, preste atenção na leveza. É importante que eles sejam transparentes, semitransparentes, claros e finos.
Tons claros
Mesmo se você adora cores quentes e fortes, se tiver um apartamento pequeno opte por cores claras. Os tons que ajudam a ampliar os espaços são: celeste, verde claro, rosa claro, creme e cinza claro.
Não compre móveis pequenos
Um dos maiores erros cometidos por quem tem apartamento pequeno é comprar móveis pequenos. O tiro sai pela culatra e o espaço parece casa de boneca, cheio de coisas amontoadas. Para conseguir um maior equilíbrio, coloque móveis grandes.
Luz correta
Para iluminar espaços pequenos não escolha lâmpadas grandes. O ideal é optar por focos centralizados, inclusive se o teto for baixo.
Móveis multifuncionais
Em apartamentos pequenos é muito importante que os móveis sejam multifuncionais. Por exemplo, uma escrivaninha que pode servir como criado-mudo ou como um móvel para armazenar objetos.
Eliminar divisões
O mesmo piso elimina as divisões dos espaços e dá mais amplitude ao apartamento. Isso é muito melhor do que uma sala cheia de pequenos pedaços ’cortados’.
Aproveitar os cantos
Muitas vezes não aproveitamos muito bem os cantos. É importante saber que eles podem servir para armazenar muitos objetos, como vemos na imagem.
Usar o espaço da forma correta
Para criar a sensação de que o teto é mais alto, use estantes altas ou mesmo prateleiras que ocupem toda a parede. Para que elas não deixem o ambiente pesado, opte por cores leves.
Decoração mínima
Se o seu apartamento for pequeno, não encha a sala de objetos de decoração. Decore apenas com o necessário. Lembre-se: menos é mais.
Poucos tapetes
Se você não vive sem um tapete, é melhor que escolha um monocromático, ou com poucos desenhos. Tapetes coloridos demais deixam espaços pequenos muito carregados e com um aspecto de amontoados.