A limpeza de casa pode ser vista como uma tarefa chata e nada agradável por muita gente. Mas os profissionais da área conhecem muitos truques capazes de combater a sujeira sem dificuldades.
Neste post, o Maisvibes reuniu algumas orientações e segredos que vão deixar sua casa mais limpa e aconchegante.
Regras básicas
- Faça faxina pela manhã, com a luz do dia.
- Não use produtos nem apetrechos em excesso, escolha só os básicos: aspirador, esfregão de microfibra, panos também de microfibra, luvas e borracha, limpador universal, limpador de vidros com efeito antiestático, escova de dentes para locais de difícil acesso, vinagre, limão e bicarbonato de sódio.
- Mantenha a limpeza da sua casa diariamente: após cozinhar, limpe o fogão e a mesa. Após o banho, limpe o box e o chão, mantendo o ambiente ordenado.
Borracha escolar elimina marcas de dedos em qualquer superfície
O espelho do banheiro não irá embaçar se você esfregá-lo com espuma de barbear
É melhor lavar as janelas em dias nublados, para que o produto de limpeza seque mais lentamente e não deixe marcas
Para eliminar maus odores do lugar preferido do seu cão, vinagre e bicarbonato de sódio são muito úteis
Para limpar a lava-louças, coloque no aparelho um copo de vinagre durante um ciclo. No ciclo seguinte, adicione algumas colheres de bicarbonato de sódio
Se a placa de chá e café resistir ao sabão comum, aposte no bicarbonato de sódio
É mais seguro limpar o laptop com um pano de microfibra levemente umedecido com vinagre
Manchas de água na madeira podem ser “secas” com um secador de cabelo. Depois, unte a superfície com uma pequena quantidade de óleo, para hidratar o local
Para lavar a prensa francesa e o filtro usado para infusões e chás, deixe-os dentro de um recipiente com água e ácido cítrico durante uma hora
Para tirar marcas de fita adesiva dos vidros, a melhor opção é o WD-40
Para que as extremidades das escovas de dente não fiquem escuras, despeje um pouco de água oxigenada no recipiente onde ficam as escovas
É possível esconder furos de pregos numa parede branca usando apenas creme dental
Bonus
Ao fazer feira, estamos acostumados a pegar aquilo que chama nossa atenção. Mas será que isso está certo? Porque nem sempre “bonito” significa gostoso e saudável.
O Maisvibes reuniu algumas dicas que irão te ajudar a ter na mesa apenas os melhores produtos naturais.
Queijos duros
Ao comprar queijo duro, preste atenção a vários detalhes: a cor deve ser homogênea, sem camada branca na casca; os furos devem ser do mesmo tamanho e distribuídos de maneira uniforme. Se você apertar suavemente o queijo e ele não voltar à forma original, é melhor não comprá-lo.
Carne
A carne fresca deve ter uma cor rosada, não vermelho escuro. Preste atenção às fibras de gordura, que devem ser brilhantes e claras. A estrutura da carne deve voltar à forma original sempre, sem grudar nas suas mãos.
Café em pó
Escolha o café que tenha um preço intermediário: um produto barato provavelmente é de má qualidade, enquanto um muito caro não terá um sabor muito diferente daquele que tem um preço mediano. Um bom pó de café nunca é embalado em recipientes plásticos, e sim metálicos (se possível a vácuo) ou de vidro. E a data de validade de um café natural não deve ultrapassar os 18 meses. Outra dica: verifique se possui o selo de qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Mel
O mel natural deve ser transparente e ter uma cor uniforme. O sabor de um bom mel é muito doce, com um aroma específico. Se você esfregar uma gota de mel entre os dedos, o produto deve dissolver facilmente, sendo absorvido pela pele.
Sorvete
Ao escolher um sorvete, sempre leia os ingredientes. Muitas vezes, os produtos que possuem sabor de frutas não utilizam ingredientes naturais. Na melhor das hipóteses, terá apenas nozes ou gomos processados. Já os picolés com flavorizantes possuem alto teor de conservantes.
Chocolate
Para começar, na hora de escolher um chocolate, preste atenção aos ingredientes: quanto mais amargo, melhor. Um bom produto deve conter cacau e o cacau puro é amargo. Qualquer variação deste componente é sinal de baixa qualidade. Além disso, é melhor comprar chocolates com óleo de cacau, não óleo vegetal.
Peixe
Peixe fresco deve ter olhos coloridos. Olhos opacos e saltados indicam que o produto não é tão bom. As brânquias deve ser de cor vermelha intensa, mas em poucos casos é aceitável uma coloração rosa clara (quando o sangue foi retirado pelas brânquias). O corpo deve ser flexível: ao segurar o peixe com as mãos, a cauda deve ficar livremente pendurada.
Pão
O pão nunca pode estar duro, por isso as lojas estão sempre repondo seus estoques. Não compre pão embalado em plástico: embora isso faça com que o alimento fique macio por mais tempo, ele acaba perdendo o sabor poucas horas após ser aberto.
Cenouras
Escolher cenouras é muito fácil: compre as menos coloridas, sem manchas e de tamanho médio. Simples.
Pimentões
Os pimentões com 2 ou 3 cavidades são amargos e têm menos sementes. Mas se tiver 4 cavidades, é doce e tem muitas sementes. Quando o alimento não estiver cortado, conte quantas saliências tem na parte de baixo.
Cebolinhas
Antes de comprar cebolinhas, preste atenção à linha entre a parte branca e a verde. Se o limite estiver bem marcado, a cebolinha é boa. Do contrário, o alimento estará muito duro.