A árvore de Natal é um dos itens mais importantes na decoração natalina. Além de imponente, é a estrela da noite de Natal, onde os presentes são deixados.
Diante de tamanha importância, é preciso que a árvore seja montada de maneira uniforme e com bom gosto. Se todos os passos forem dados de maneira correta, será difícil achar alguém que resista aos encantos da sua casa nessa época.
Árvore separada, pisca-piscas a postos, bolinhas coloridas, presentes devidamente embrulhados e, claro, aquele laço para arrematar a produção em grande estilo. Mas, por onde começar? Onde colocar cada item?
Se você ainda não montou a sua, está na hora! Aqui vão as principais dicas de como dispor os enfeites, os cordões de luzes de led, laços, bolas e ramos na árvore.
01 – Se a árvore ficou guardada o ano inteiro, não se esqueça de abrir cada galho. Comece preparando bem o pinheiro, abrindo os ramos e desamassando galhos. Ele é a base da decoração e precisa estar bem armado.
02 – É importante colocar primeiro os pisca-piscas, coloque-os de de baixo para cima, para evitar que os fios apareçam por cima dos enfeites. Isso também garante que a árvore fique iluminada “por dentro”, o que dá um efeito especial. Acenda o cordão, segure o rolo com uma mão, e vá envolvendo cada galho com a outra.
03 – Quanto mais luzes, mais bonita fica a árvore de natal. Mas, por segurança, só emende no máximo 3 cordões um no outro. Para colocar mais que três (o que eu recomendo, para ficar bonito) use uma régua de extensão, presa junto ao tronco da árvore, e vá ligando cada conjunto de três cordões nela. As luzes de led são mais seguras porque não quebram e não esquentam, além de gastarem menos energia.
04 – Comece a colocar os enfeites com a árvore de Natal acesa. Assim, fica mais fácil identificar “buracos” onde é preciso colocar ornamentos maiores ou mais importantes.
05 – É hora dos laços. Eles devem ser colocados de maneira triangular, com a mesma distância entre um e outro, de modo a formar losangos. A árvore começa a ficar simétrica. As bolas devem ser colocadas embaixo dos laços.
06 – Hora dos enfeites grandes. Nesse momento, deixe a criatividade tomar conta. É possível colocar papais-noel, duendes, bonecos de neve e os tradicionais presentinhos. Sempre vai por ordem de tamanho, até chegar nos menores, que servem para arrematar o espaço que sobrou. Enfeites mais pesados devem ficar do meio para baixo da árvore.
07 – Enrole os cordões das bolas e enfeites nos galhos, para que fiquem bem presos e a prova de puxões de crianças e animais de estimação.
08 – No topo, arremate com um enfeite mais importante: uma ponteira, uma estrela, um Papai Noel ou mesmo um laço bem grande são ótima opções.
09 – A árvore já está quase pronta. Afaste-se dela e procure os buracos vazios, preencha eventuais falhas com ramos, que dão leveza à arvore.
10 – Durante a arrumação, faça pausas e dê um passo para trás para ver, de longe, como está ficando o conjunto e localizar os lugares que estão precisando ser mais preenchidos. Quanto mais cheia, mais bonita árvore fica.
11 – Acrescente ramos entre os galhos, eles trarão mais leveza e naturalidade para sua árvore de Natal.
Bônus: desmontando a árvore de Natal
Antes de dar férias para a sua árvore de Natal, é importante tratá-la com carinho. Para isso, verifique se todos os enfeites foram retirados dos galhos, use um pano limpo ou escova de cerdas macias para tirar o pó e resíduos de enfeites. Depois, feche cuidadosamente cada um dos galhos, de modo que as folhas não fiquem amassadas. Tente guardar seu pinheiro na caixa original, que já possui as medidas certas para acomodá-lo, e o mantenha em um local seco e ventilado.
A árvore quebrou? Procure consertá-la logo, de preferência antes de guardá-la – você terá menos uma preocupação para o Natal do ano seguinte.