De acordo com pais rígidos, ser viciado em ficar no sofá, jogar videogames, mascar chiclete ou ser bagunceiro são comportamentos típicos de irresponsáveis. Bem, é o que dizem. Aparentemente, essas atividades “destrutivas” têm efeitos positivos no senso de humor, no cérebro e na saúde mental. A coisa mais importante que precisamos lembrar é de manter a moderação em todas as situações. Experimente algumas das atividades que mencionamos e notará que não vai precisar esperar muito para obter resultados curiosos.
1. A goma de mascar reduz os níveis de estresse e melhora a memória
Aparentemente, a goma de mascar durante a leitura tem muitos efeitos positivos em nosso organismo. Entre eles, melhora a memória, a atenção, a clareza mental e a tomada de decisões.
Pesquisas mostram que pessoas que mascaram chiclete durante as provas tiveram um resultado 24% melhor em testes de memória de curto prazo e 36% superior à média em testes de memória de longo prazo. Outro estudo mostrou que a goma de mascar alivia a tensão, uma vez que reduz os níveis do hormônio cortisol, que desempenha um papel importante no desenvolvimento de reações de estresse.
2. Jogar videogames melhora sua capacidade de aprendizado e a tomada de decisões
Segundo uma pesquisa, os videogames de ação, com imagens periféricas e eventos surpresa, ajudam as pessoas a capturarem dados sensoriais e a transformá-los em decisões corretas e em reações mais eficientes. Além disso, os videogames de estratégia rápida em tempo real aumentam a capacidade de nosso cérebro e melhoram nossa capacidade de aprendizagem. No entanto, esse truque só funciona com games de ação. Ele não se aplica a jogos lentos, que servem para matar o tempo, como The Sims.
3. Falar palavrões reduz o estresse e aumenta a tolerância à dor
A maioria das pessoas provavelmente concorda que falar palavrão é apenas um mau hábito do qual você deve se livrar. No entanto, várias pesquisas mostraram que esse costume pode reduzir o estresse e ajudar a eliminar a frustração. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Psicologia da Universidade de Keele, pode aumentar a tolerância à dor. Trata-se de um alívio emocional. Mas se você usar as palavras de baixo calão demasiadamente, elas perdem o sentido e a emotividade e se tornam um hábito banal e nada efetivo.
4. Ser desorganizado ajuda a aumentar a criatividade
Você se lembra de sua mãe dizendo que ser bagunceiro é falta de educação e que a desorganização é falta de disciplina? Bem, na realidade, a desordem mostra a criatividade escondida dentro de nós. Kathleen Vohs e seus colegas conduziram uma pesquisa na Carlson School of Management da Universidade de Minnesota, que mostra uma relação direta entre ser bagunceiro e criatividade.
Dois grupos de pessoas foram colocados em salas organizadas e bagunçadas e tiveram de propor vários usos distintos para as bolas de pingue-pongue. Os resultados mostraram que os participantes da sala bagunçada tiveram ideias mais criativas.
5. Dormir até tarde previne ataques cardíacos e derrames
As pessoas que acordam cedo muitas vezes costumam chamar aqueles que dormem até mais tarde de preguiçosos e desmotivados. Mas isso não está certo. Acordar cedo pode ser ruim para sua saúde. De acordo com esta pesquisa, os madrugadores podem desenvolver o risco de pressão alta e provavelmente sofrerão de endurecimento de artérias, ataque cardíaco, derrame e hipertensão. Portanto, não hesite em ouvir o seu corpo e dormir um pouco mais.
6. Fofocar fortalece as amizades e alivia o estresse
Embora a fofoca seja considerada algo ruim e feio, ela também tem uma influência positiva sobre nós. Pesquisas psicológicas mostram que essa atitude reforça nossos laços com outras pessoas e ajuda a fortalecer as amizades. Além disso, fofocar reduz os níveis de estresse e ansiedade. Grupos que fofocam enfrentam o egoísmo e trocam informações sociais.
7. Arrotar ajuda a aliviar a dor de estômago
Um arroto pode parecer desagradável, mas é uma parte natural do processo de digestão. Ele ajuda a eliminar o gás indesejado que se acumulou no estômago e a manter uma boa saúde gástrica.Você precisa arrotar para que o gás não fique dentro do estômago, liberando a acidez. Como algumas pessoas dizem: “É melhor fora do que dentro”.
8. Pular o banho diário suaviza a pele e protege as bactérias benignas
Nós não queremos dizer que pular o banho repetidamente seja uma coisa boa, mas de vez em quando pode ter uma influência positiva em sua saúde. Tomar banho todos os dias,especialmente com água quente, pode ressecar a pele e causar o aparecimento de rugas.
Se você tomar banho a cada 2 dias, fará com que sua pele recupere a umidade natural, tornando-se mais suave e radiante. Além disso, duchas diárias com sabonete matam as boas bactérias que vivem em seu corpo e servem como proteção natural. Os banhos menos frequentes ajudarão essas bactérias a permanecerem por mais tempo na sua pele.
9. O uso de redes sociais fornece apoio emocional e nos faz sentir conectados com a sociedade
As redes sociais são vistas como um grande desperdício de tempo e redutor de produtividade. E isso é definitivamente verdade se você as acessa com muita frequência. Ao mesmo tempo, elas têm impactos positivos em sua vida e saúde psicológica. As redes sociais ajudam a nos sentir menos isolados e mais conectados à sociedade, facilitam o apoio emocional de nossos colegas e nos inspiram a alcançar objetivos diferentes, compartilhando-os com o mundo.
10. Duchas frias melhoram a circulação sanguínea e ajudam a perder peso
Você é uma dessas pessoas que pensam que tomar um banho gelado vai te deixar doente imediatamente? A água fria, na verdade, melhora a circulação sanguínea, causando diminuição dos níveis de ácido úrico e aumentando a concentração de glutationa, um antioxidante que mantém todos os outros antioxidantes trabalhando em seus níveis ideais.
O banho frio também normaliza a pressão arterial, elimina as artérias obstruídas e melhora o sistema imunológico. Além disso, as duchas geladas podem promover perda de peso e ativar os mecanismos de queima de gordura.
Você tem algum dos hábitos que mostramos? Qual dos fatos mais te surpreendeu? Queremos saber tudo na seção de comentários!