Todo mundo tem sua viagem ideal: uns querem conquistar o Everest, outros sonham com as paradisíacas praias do Caribe e, para alguns, basta percorrer as acolhedoras ruas europeias para descansar e recarregar as baterias. No entanto, além de depender do local de destino e das experiências da viagem, todos podemos cometer erros infelizes que podem até arruinar as férias dos nossos sonhos.
O Maisvibes reuniu para você conselhos que irão ajudar a evitar problemas em suas viagens e torná-las, verdadeiramente, experiências inesquecíveis.
Erro 1. Economizar nas passagens
As rotas de baixo custo de alguns tipos de transporte são uma excelente oportunidade para economizar nas passagens; no entanto, essas economias devem ser justificáveis. Antes de comprar os bilhetes, é melhor, com antecedência, esclarecer todas os gastos extras que podem ser gerados. A passagem de ônibus para o aeroporto de onde sai o avião de baixo custo pode ser mais cara do que a própria viagem. Em um voo antecipado, você terá que pegar um táxi e, no caso de fazer longas conexões, passar a noite no aeroporto ou pagar por um hotel. E o preço final não será mais tão atraente.
Sempre compare variantes diferentes para ir do ponto A ao ponto B. Se um voo direto custa 200 dólares, e uma rota complicada com algumas escalas sai por 150 dólares, então faz sentido pagar um pouco mais e não gastar muito tempo e energia na rota.
Erro 2. Não respeitar os costumes do país que se está visitando
O gesto aparentemente inofensivo de dois dedos fazendo “ok” é considerado muito vulgar e insultante na Turquia. Em Singapura, por um simples chiclete ou jogar lixo nas ruas, você pode ser multado e, nos países árabes, se sentirá desconfortável vestindo short e camiseta. É possível facilmente evitar essas situações desagradáveis lendo com antecedência páginas da web, fóruns e se familiarizando com todas as peculiaridades e nuances do país para o qual você está indo. Não se esqueça que, em um país estrangeiro, em primeiro lugar você é um convidado e, justamente por isso, como demonstração de boa educação, é imprescindível tratar as tradições locais com respeito.
Erro 3. Deixar as compras de lembranças para o final
A compra de presentes para familiares e amigos é parte integrante de qualquer viagem, que muitos, por algum motivo, adiam para o último dia. No final, em vez de aproveitar o restinho das férias, terá que gastar seu tempo correndo pelas lojas mais próximas de souvenirs. Se você gostou de um item, compre-o imediatamente e não espere voltar mais tarde. Para isso, pode ser que não haja tempo suficiente.
Erro 4. Tirar fotos demais
Por si só, o desejo de tirar boas fotos da viagem é justificado; no entanto, às vezes se transforma em algo obsessivo demais. Como resultado, gastamos muito tempo e energia para conseguir o clique perfeito e deixamos de olhar em volta e sentir a atmosfera de um novo lugar. Portanto, na viagem, de vez em quando, mantenha sua câmera longe e simplesmente observe o que acontece ao seu redor.
Erro 5. Ir a restaurantes próximos dos lugares turísticos.
Os restaurantes e cafés da moda, localizados perto dos principais locais turísticos, destinam-se principalmente aos turistas, pois os preços lá, via de regra, são mais altos que a média, e a qualidade da comida muitas vezes deixa a desejar. Para encontrar um lugar que valha a pena, use o conselho do renomado chef e apresentador de televisão americano, Anthony Bourdain. Registre-se em sites “gourmet”, e, na seção de comentários, escreva uma mensagem como: “a melhor pizza de Roma está no restaurante ’X’”e espere o fluxo de respostas furiosas. Nelas, os conhecedores sem dúvida nomearão alguns lugares onde realmente se serve uma pizza espetacular. E pronto!
Erro 6. Escolher companheiros de viagens incorretos
É divertido e excitante viajar com companhia. Mas com a condição de que vocês esperam o mesmo da viagem. Se uma pessoa sonha com a praia, outra quer visitar todos os museus vizinhos e a terceira não pretende deixar os bares, as férias podem se tornar uma situação desagradável. Nas viagens comuns, é melhor deixar claro com antecedência sobre como você planeja gastar tempo para que depois não haja ressentimentos e incompreensões. Muitas vezes, vale a pena sair de férias sozinho.
Erro 7. Viajar sem seguro
Este ponto de preparação é subestimado por muitos turistas. E não deveria ser assim! É muito desagradável ficar doente durante as férias. E duplamente desagradável ficar doente e pagar uma quantia enorme pela injeção de um antibiótico. Não tenha preguiça para adquirir um seguro. Além disso, é muito fácil de fazer: só é necessário dedicar um minuto do seu tempo e um par de cliques com o mouse.
Erro 8. Trocar todo o dinheiro no aeroporto
Em geral, as taxas de câmbio no aeroporto são mais altas do que na cidade. Portanto, quando você chega a um novo país, é mais fácil obter moeda nacional pelo cartão ou simplesmente trocar uma pequena quantia que seja suficiente para levá-lo ao seu hotel.
Erro 9. Despachar todos seus pertences na bagagem
A probabilidade de sua bagagem ser perdida é pequena, mas ainda existe. Você tem que tentar colocar em sua bagagem de mão coisas essenciais e uma muda de roupa para o primeiro dia de férias. Graças a isso, você não terá que andar por um lugar tropical em uma jaqueta e jeans, gastar seu tempo e dinheiro para comprar roupas íntimas ou o carregador para o seu telefone.
Erro 10. Não sair da sua zona de conforto
Mesmo em viagens, muitas vezes consideramos fronteiras e limites desnecessários: ano após ano, vamos para o mesmo país que tanto amamos, temos viagens por conta própria sem agências de viagens e, em uma nova cidade, não ultrapassamos os limites do centro. Não há nada de estranho nisso. No entanto, essa nova experiência pela qual estamos passando na verdade não será tão rica quanto poderia.
Durante as viagens, você pode e deve sair da zona de conforto, mesmo em pequenas coisas. Em vez de outro hotel comum, alugue a acomodação de pessoas locais ou fique em um albergue. Em vez de ir a um restaurante popular para turistas, experimente pratos locais exóticos ou comida de rua. Pratique yoga ou esnórquel e não passe 24 horas deitado na praia. Não tenha medo de fazer novos amigos e ir a novos lugares, e cada nova viagem será ainda melhor do que a anterior.
Bônus
15 Erros que podem arruinar looks para festas corporativas
1. Vestido solene de comprimento maxi
Um vestido que é muito solene e (ou) longo não é a melhor escolha para uma festa corporativa, a menos que você seja uma estrela no tapete vermelho da cerimônia de premiação de um filme. Além disso, não esqueça que o programa de um evento entre colegas geralmente envolve danças que, na maioria dos casos, não são de salão. Um vestido longo não é totalmente confortável e apropriado para algo assim.
Há muitas opções de vestidos de comprimento míni e mídi, que também podem parecer impressionantes e incrivelmente elegantes.
2. Preto total
Cair no extremo e escolher todos os detalhes da imagem em preto não é a melhor ideia. Mesmo que os colegas não estejam particularmente interessados em moda e estilo, é improvável que uma “mulher de preto” cause uma impressão favorável. Todos os itens acima também se aplicam a figurinos inteiramente de uma cor, sejam eles azuis, vermelhos, amarelos ou qualquer outro tipo: ao criar seu look de festa, é preferível evitar escolher e usar apenas uma cor.
O clássico é, naturalmente, uma opção que não pode falhar, mas também precisa ser enquadrado, por isso é melhor diluir a imagem com detalhes coloridos ou contraste, papel que pode ser interpretado por acessórios ou sapatos.
3. Tecidos de baixa qualidade
O brilho barato não cai bem para ninguém. Isso se aplica não só aos vestidos, mas também às blusas e tops de cetim de baixa qualidade, que às vezes são usados em eventos corporativos, dando, como argumento, que essa opção torna o look mais solene.
Um evento corporativo continua sendo um dia de festa e, como tal, é outro motivo para usar uma roupa nova e, o mais importante, com uma qualidade digna. Existem muitas opções para isso. E se o que você quer é se destacar, o brilho de tecidos baratos pode ser substituído pela nobreza de tecidos mais encorpados, como o veludo.
4. Vestido muito justo
Um vestido “colado” ao corpo pode marcar traiçoeiramente não apenas o que você quer enfatizar, mas também o que deve ser escondido, especialmente na região abdominal após um jantar saudável. Além disso, com um vestido assim, seus colegas podem facilmente determinar que tipo de roupa íntima, e até meia-calça, você está vestindo. Para alguns, pode ser um tópico de conversa muito divertido.
Existem muitos tipos de vestidos que enfatizam a silhueta, mas se você ainda quiser usar um vestido justo, deve prestar atenção à textura e densidade do tecido. É o que determina quão adequada será a peça selecionada.
5. Meia-calça com estampa
Quanto à meia-calça, testar novos designs é a última coisa que se deveria fazer. Mesmo se você acha que suas pernas são a parte mais bonita do seu corpo, não é bom chamar a atenção toda para elas, menos ainda com a ajuda deste tipo de “efeitos especiais”. O mesmo se aplica se elas são de lycra. Aliás, é o que se vê tão traiçoeiramente ridículo nas fotografias, que não apenas você vai ver, mas também seus colegas.
Uma meia-calça comum de uma única cor, escolhida de acordo com a estação, é perfeitamente capaz de mostrar a beleza de suas pernas bem torneadas.
6. Abundância de peles e plumas
Este tipo de acessório, interessante e enigmático, deve ser adiado para festas à fantasia, com o código de vestimenta correspondente. “Caro-rico” não é o estilo que impressionará seus colegas e chefes, no bom sentido da palavra. Além disso, seu acessório de pele, juntamente com seu estado de espírito, podem ser arruinados irremediavelmente se, por exemplo, o peixe que um colega tentava transportar para o seu prato cair acidentalmente na sua estola de vison.
Se você quiser usar peles e penas, uma boa opção pode estar nos acessórios pequenos e não muito extravagantes, como brincos ou clutchs.
7. Animal print
Ninguém cancelou a liberdade de manifestar sua própria individualidade e sensualidade. No entanto, até agora, em um evento corporativo, um pouco de modéstia não prejudicou ninguém. Os estilistas acreditam que as estampas de animais — animal print — fazem com que o look pareça mais barato, por isso não se recomenda aparecer na frente de seus colegas com essa roupa. Além disso, de acordo com alguns especialistas em moda, quem usa roupas com estampa de leopardo parece visualmente vários anos mais velho.
Você alcançará uma melhor predisposição e simpatia dos outros escolhendo texturas e padrões neutros e calmos, em vez de desafiar com sua aparência deliberadamente sexual.
8. Exagero de adereços e detalhes brilhantes
Uma saia assimétrica com estampa complexa, uma blusa com babados, sapatos extravagantes, vários anéis e pulseiras, brincos pesados, um enorme colar: claramente é exagerado para qualquer tipo de look. E se tudo acima brilha e pisca, uma associação com uma árvore de Natal, na melhor das hipóteses, é inevitável.
Quando os detalhes são muitos, o olhar torna-se desequilibrado e, para alguns, pode se tornar não apenas incompreensível, mas também desagradável. Você sempre tem que se esforçar para manter o equilíbrio. Por exemplo, quando se trata de joias, é melhor escolher apenas uma coisa: brincos compridos ou um colar grande, mas não tudo junto.
9. Sapatos inadequados
Os estilistas dizem por unanimidade que é melhor escolher sapatos ou sapatilhas para uma festa corporativa, e que botas são simplesmente incompatíveis com vestidos de noite. Aqui, é melhor começar a partir do look em si: booties e um vestido de cocktail não fazem a combinação mais adequada, mas, por exemplo, se usados com uma minissaia, ainda é atual.
O importante é que a minissaia não seja muito curta. Aparecer diante de seus colegas como o personagem de Julia Roberts no início do filme “Uma Linda Mulher” é uma perspectiva duvidosa.
10. Abrigos e roupa esportiva
Roupas esportivas e de estilo pijamas, é claro, podem ser cômodas e confortáveis. É realmente muito gostoso usar calças largas, jaquetas e camisetas de tecidos moles. Mas, não importa o quão elegante você esteja, festas corporativas e abrigos são incompatíveis, a menos que, mais uma vez, seja uma festa específica, com um tema definido. O mesmo se aplica ao sportswear.
Uma excelente alternativa pode ser um macacão elegante. Não só demonstrará muito estilo, como também fará com que você se destaque (no bom sentido) entre os colegas.
11. Vestido de renda “nua”
Trajes excessivamente “francos”, mostrando demais, não são a melhor ideia para uma festa corporativa. É claro que um vestido translúcido ou um decote pronunciado não deixarão de atrair atenção, mas é uma imagem mais adequada para uma festa no círculo de amigos do que de colegas. Neste último, deve haver certos limites, não importa o quão aberta uma pessoa seja.
Uma boa alternativa pode ser o mesmo vestido, saia ou blusa de renda, mas com forro, ou uma roupa com pequenas inserções de renda, que não tornarão seu look menos atraente.
12. Acessórios infantis
Não vá a uma festa corporativa cheia de adultos, que estão celebrando no círculo de colegas, com uma coroa de plástico ou uma varinha mágica de brinquedo. Em qualquer caso, seria lógico criar uma imagem completa com o tema correspondente, mas ainda há o risco de você parecer animadora de uma festa infantil.
Atualmente, com cada vez mais frequência (em empresas também) montam-se áreas fotográficas especiais onde há bigodes, coroas, chapéus falsos e todo tipo de fantasia. É lá onde, por um tempo, dá para voltar à infância com seus queridos colegas e se divertir para valer posando para o fotógrafo.
13. Vestidos de verão
Se a festa corporativa ocorrer no inverno, é melhor desistir de vestidos de verão, especialmente se forem de tecidos como o chiffon. Esse tipo de roupa, que deve ser combinado com sandálias abertas e pés mais nus, parecerá deslocado em uma festa, e, com um sapato fechado (ou, pior ainda, botas), ou até com meia-calça, o look ridículo será garantido.
É melhor dar preferência a vestidos de coquetel, que, independentemente da época, dão às suas donas leveza e jovialidade.
14. Roupas desconfortáveis
Quando as roupas adquirem vida própria, a alça do sutiã salta à vista, o corpete desliza para baixo, o zíper do vestido fica se abrindo ou a saia gira “ao redor do eixo”, o momento torna-se bastante desagradável. É melhor pensar antecipadamente no traje para as festas da empresa, uma vez que, como já mencionado, esse tipo de evento frequentemente inclui dinâmicas, danças e outros entretenimentos.
A roupa não deve ser apenas confortável, mas também coerente e adequada para seu tipo de corpo e ocasião. Desta forma, você terá mais oportunidades de lembrar a festa em si, e não o seu arrependimento por um visual mal escolhido.
15. Estilo “escritório”
Alguns funcionários percebem uma festa corporativa muito literalmente, como um evento realizado entre colegas, e chegam à comemoração coletiva com seu look de trabalho de todos os dias. Neste caso, existe uma alta probabilidade de não ser “como os outros”, algo que soa como um sonho ambicioso, mas que, neste contexto, não será benéfico.
Se você não quer fugir da aparência de trabalho, é possível escolher conjuntos elegantes e lacônicos, mas com toques interessantes que, mais uma vez, podem ser acessórios, texturas ou um tecido incomum.