“Consegui alcançar o sucesso financeiro porque meu objetivo nunca, nem por um minuto, foi ganhar dinheiro”, disse Oprah Winfrey uma vez, e a maioria dos bilionários concorda com suas palavras. Hoje, pessoas de sucesso não querem apenas ganhar dinheiro: Mark Zuckerberg quer mudar o mundo; Elon Musk deseja construir uma metrópole em Marte.
Os jogadores na arena dos negócios modernos não são desonestos, sortudos ou apenas aqueles nascidos em berço de ouro. Hoje, as pessoas de sucesso merecem o reconhecimento. São educadas, modestas e seu status não é constatado pela exibição de itens de luxo, mas sim pela quantidade de ações e contribuições para caridade.
1. Encontre e formule o objetivo de forma correta
Segundo a Teoria do Caos, é necessário organizar nossas ideias, emoções, desejos, pensamentos, objetivos e sonhos para que a energia seja direcionada de forma correta. Dessa maneira, nossa mente usará toda sua energia para o mesmo fim. Assim, é possível manter o espírito feliz e tomar as decisões corretas quando as coisas não estiverem indo bem ao nosso redor.
- Steve Jobs não queria criar um telefone qualquer. Seu objetivo era desenvolver um telefone com as funções de um computador, mas que fosse fácil de usar.
Seu objetivo deve ser concreto. Por exemplo, se você gosta de fazer bolos e gostaria de fazê-los com mais frequência e de preferência recebendo por isso, o objetivo incorreto seria: “Quero fazer bolos para ganhar dinheiro”. Já o objetivo correto seria: “Quero abrir uma confeitaria onde eu possa vender meus bolos, pois fazê-los me dá prazer”. Ou ainda: seu sonho é viajar pelo mundo? Objetivo errado: “Eu quero viajar pelo mundo”. Objetivo correto: “Quero ganhar 20 mil reais para viajar pelo mundo”.
2. Faça um plano e siga-o
Como será a sua viagem ao redor do mundo? Você utilizará qual meio de transporte? Viajará por qual empresa? Qual será a rota? Irá em qual época do ano?
- Elon Musk deseja colonizar Marte. Depois de elaborar esse plano, chegou à conclusão de que o principal obstáculo era o alto custo de voar para o planeta vermelho. Agora, Elon está trabalhando para desenvolver um transporte espacial mais econômico.
O hábito de planejar metas de curto e longo prazos ajuda a identificar os pontos fracos e as principais tarefas a serem realizadas. Talvez, depois de pensar em todo o plano, você entenda que seu objetivo não é ganhar 20 mil reais para uma viagem em um cruzeiro, mas sim encontrar pessoas com ideias semelhantes para pegar uma carona e dar a volta ao mundo.
3. Não pare
É provável que você já tenha ouvido falar sobre inteligência emocional. A capacidade de não reprimir e sim administrar suas emoções, demonstrando-as quando apropriado, ajuda a alcançar o sucesso. Além disso, emoções reprimidas pioram o bem-estar físico. Portanto, não tenha vergonha de mostrar seus verdadeiros sentimentos e emoções, nem que seja para evitar uma visita ao médico.
4. Ame o que faz
Se você não tem paixão pelo que faz, não está próximo nem perseguindo seu objetivo, e o caminho para o sucesso será longo, muito provavelmente infinito.
- A história favorita de Mark Zuckerberg: “Em 1962, John F. Kennedy visitou o Centro Espacial da NASA e, em um dos escritórios, viu um trabalhador da equipe de limpeza varrendo o chão com tanto entusiasmo que nem sequer notou sua presença. ’Oi, eu sou John Kennedy. O que você está fazendo aqui?’, perguntou Kennedy. O funcionário da limpeza respondeu: ’Estou trabalhando para que uma pessoa possa voar até a lua, Sr. Presidente’”.
A paixão não pode ser fingida, deve ser sentida. Se você já tem um trabalho mas não gosta do que faz, será difícil mudar sua atitude em relação a ele. Mas, se não pode deixá-lo, pelo menos deve tentar encontrar uma causa na qual possa acreditar, como o funcionário da limpeza do Kennedy Space Center. Isso vai te levar ao sucesso. Use seu trabalho atual como uma ferramenta para atingir seu objetivo.
5. Gaste seu dinheiro de forma consciente
Se você acha necessário comprar mais um vestido para encontrar a paz no coração, vá em frente, faça isso. Mas antes, pense: o quanto esse vestido irá lhe aproximar de seu objetivo?
- “É mais difícil gastar um dólar de forma eficiente do que ganhar um dólar” — Steve Jobs.
Você não estava se preparando para uma viagem ao redor do mundo? Talvez seja melhor comprar um tênis com o qual seja mais fácil pegar aquela carona para viajar. Ou fazer um curso de idioma: sem ele, será difícil organizar qualquer viagem. Se você realmente tem foco em seu objetivo, pode desistir do vestido ou de qualquer outra compra por impulso, sem o menor arrependimento.
6. Cuide do seu tempo
O tempo é um recurso valioso e é preciso usá-lo de forma consciente, assim como o dinheiro. A ideia não é estar sempre ocupado. Pelo contrário, o uso consciente do tempo sempre envolve encontrar uma maneira de descansar. O objetivo é não se distrair com qualquer coisa.
- “Estou numa posição afortunada em que posso ajudar milhões de pessoas. Se eu gastar o meu tempo ou energia em coisas que são superficiais na minha vida, sinto que meu trabalho não evoluiu” — Mark Zuckerberg.
Muitos de nós temos “devoradores de tempo” maiores do que escolher roupas. Por exemplo, a incapacidade de dizer “não”. Dizer “não” às fofocas, às redes sociais, ao desejo de começar várias coisas ao mesmo tempo e depois abandoná-las pela metade. Tudo isso toma um tempo que poderia ser melhor utilizado com outras coisas, como investir em você mesmo. Estudar ou praticar esportes são bons exemplos.
7. Organize suas prioridades
É impossível ter sucesso em tudo, de uma vez só. Se, por exemplo, você deseja vender bolos de chocolate em sua padaria, mas não sabe como prepará-los, não é necessário aprender essa nova habilidade. Pode ser mais eficaz contratar uma pessoa com experiência nessa área.
- Elon Musk acredita nos sistemas solares, mas entendeu que sozinho não seria capaz de realizar muita coisa. Por isso, dedicou-se à Tesla e à SpaceX e envolveu outros especialistas no projeto SolarCity. Às segundas e quintas-feiras, Mask vai ao SpaceX, às terças e quartas-feiras vai à Tesla.
O hábito de organizar suas prioridades é útil não apenas no trabalho, mas também em outros aspectos da vida. Se você acumulou muitas tarefas, não tente fazer todas ao mesmo tempo, concentre-se em uma de cada vez. Se decidir passar uma tarde com sua família, não se distraia com trabalho e amigos. O desejo de ter sucesso em tudo não só levará ao fracasso, como também desgastará você.
8. Descomplique sua vida
A tecnologia simplificou muitas coisas. É possível comprar objetos, fazer reservas online, já existem eletrodomésticos automáticos, os meios de comunicação estão cada vez mais modernos… Tudo isso economiza muito tempo e esforço. Mas, muitas vezes, as dificuldades da vida não são provocadas por circunstâncias externas, e sim por nós mesmos.
- “O desejo de complicar as coisas é seu inimigo. Qualquer um pode criar algo complexo; o difícil é criar algo simples” — Richard Branson, fundador do grupo Virgin.
Para alguns, a vida é complicada pelo constante sentimento de culpa; para outros, porque devem conviver com pessoas desagradáveis. Ainda existem aqueles que acreditam que a vida seja complicada pois devem sempre agradar os outros. Na origem de muitos “complicadores”, está essa crença do “dever”. Os problemas não surgem apenas quando temos certeza de que devemos alguma coisa, mas também quando pensamos que os outros, ou até mesmo que o próprio mundo, nos deve alguma coisa. O homem deve respirar, beber água e comer, para não morrer. Apenas isso. Em outras situações, a palavra “dever” não faz sentido.
9. Diga “não” aos estereótipos e às prioridades dos outros
O lugar da mulher é na cozinha, homem não chora, mulheres não sabem dirigir, homens são mais fortes. Esses e outros estereótipos distorcem a nossa ideia da realidade, não nos deixam viver em paz, alcançar nossos objetivos e ser feliz.
- “Seu tempo é limitado, então não o perca vivendo a vida de outra pessoa. Não caia na armadilha do dogma. Não deixe que o barulho das opiniões de outras pessoas silencie sua voz interior” — Steve Jobs.
Foi exatamente o desejo de ser diferente dos outros que ajudou muitos bilionários a se tornarem quem são. Quando somos guiados pela opinião e estereótipos de outras pessoas, fica difícil ir além, e é somente indo além que obtemos êxito.
10. Não viva só para você
Para os bilionários modernos, a filantropia é uma prioridade. Muitos deles usam seu dinheiro para ajudar os necessitados, desenvolver arte, a educação e a medicina. Bill Gates e Warren Buffett lançaram a campanha “The Giving Pledge” (“A Promessa de Doação”, em tradução livre), cuja idéia é doar 50% de sua renda para instituições de caridade. Entre os participantes da campanha há mais de 150 pessoas, incluindo Mark Zuckerberg, George Lucas, Victor Pinchuk e Vladimir Potanin.
- “A geração Y é uma das que doaram mais dinheiro para caridade na história. Mas não se trata apenas de dinheiro — você também pode doar seu tempo” — Mark Zuckerberg
Doar o seu tempo a alguém, sua atenção e energia, é investir em si mesmo. Quando ajudamos os outros nos sentimos necessários, úteis, e obtemos uma paz no coração que nenhuma peça de roupa ou artigo de luxo é capaz de comprar. É importante organizar suas prioridades. As crianças de um orfanato ou os animais de um abrigo precisam mais de seu tempo do que sua vizinha que está reclamando dos problemas com o marido.
É claro que os princípios descritos acima não o tornarão rico da noite para o dia. Mas o sucesso não é apenas sobre ter dinheiro. Afinal, a felicidade é, antes de tudo, a oportunidade de se dedicar ao que você ama e fazer o que você acha certo. Concorda?